São Paulo, 
astronomia
10/01/2006
Programa permite maior conhecimento das estruturas das galáxias
Software desenvolvido no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas e usado na observação das galáxias comprova pensamento aceito entre astrônomos de que as barras das galáxias são transitórias, surgindo de tempos em tempos
Antonio Carlos
Quinto

imprimir 

...o BUDDA é uma importante ferramenta para estudos futuros da formação das galáxias. "O objetivo é buscar mais indicadores sobre a ação das barras nestas estruturas e comparar galáxias de idades diferentes"
Um software desenvolvido no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP possibilitou que astrônomos brasileiros constatassem, pela primeira vez, que as barras de algumas galáxias podem durar até cerca de 1 bilhão de anos. O BUDDA (Bulge Disc Decomposition Algoritm), como foi denominado o programa, permite a visualização de imagens detalhadas de galáxias e o conhecimento da contribuição de cada um de seus componentes.

A visão mais aceita estabelece que as barras são transitórias (surgem de tempos em tempos) e podem provocar instabilidades dinâmicas no disco de uma galáxia. O disco, o bojo e a região central são os principais elementos que compõem a estrutura luminosa de uma galáxia. As barras, por serem transitórias, podem ou não compor a estrutura.

Segundo o professor Ronado Eustáquio de Souza, do Departamento de Astronomia do IAG, e um dos que desenvolveram o programa, as barras têm papel importante numa galáxia. "Elas capturam gases concentrados na região central e auxiliam na formação de novas estrelas. Chegam a modificar a estrutura de uma galáxia, sendo um importante componente em sua evolução", explica. As galáxias possuem, em média, 14 bilhões de anos e evoluíram independentemente umas das outras. "Daí a importância das barras em suas estruturas", avalia o pesquisador.

Observações e constatações como estas puderam ser feitas somente a partir da utilização do BUDDA e com a análise de dados espectroscópicos. "As imagens são capturadas normalmente por um telescópio. Em seguida, são analisadas no programa que simula a ação de todos os componentes da estrutura", descreve Eustáquio de Souza. Ao todo, foram observadas e analisadas 18 galáxias. "Estes estudos nos permitem dar respostas a questões comuns da astronomia, como a que questiona se as barras seriam ou não permanentes numa galáxia", garante o pesquisador. Segundo ele, em todas as galáxias observadas que continham barras, comprovou-se sua transitoriedade.

Disponível na internet
O BUDDA começou a ser desenvolvido no IAG havia dez anos, com a participação de professores e alunos do instituto, encabeçado pelos professores Eustáquio de Souza, Dimitri Alexei Gadotti e Sandra dos Anjos. Trata-se do primeiro software brasileiro e, segundo informações do professor Eustáquio, um similar foi desenvolvido, na mesma época, na Universidade do Arizona, nos EUA. O programa do IAG está disponível no endereço http://www.mpa-garching.mpg.de/~dimitri/budda.html.

Além das galáxias analisadas com o BUDDA, os pesquisadores do IAG possuem outras 50 estruturas que ainda deverão ser estudadas. "Possuímos apenas dados obtidos com a fotometria destas galáxias. Em breve começaremos a estuda-las mais profundamente, utilizando o software e a espectroscopia", antecipa o pesquisador. Os estudos estão sendo feitos a partir de observações feitas no telescópio SOAR, instalado em Cerro Pachon, no Chile. O Brasil possui 30% do tempo de utilização do equipamento, de acordo com um consórcio estabelecido com as universidades de Michigan e da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

De acordo com o pesquisador, o BUDDA é uma importante ferramenta para estudos futuros da formação das galáxias. "O objetivo é buscar mais indicadores sobre a ação das barras nestas estruturas e comparar galáxias de idades diferentes", diz.






· vínculos:
Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

· mais informações:
(0XX11) 3091-2729, com o professor Ronaldo Eustáquio de Souza; e-mail ronaldo@astro.iag.usp.br

sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  boletim |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br