São Paulo, 
tecnologia
18/12/2006
Novo equipamento simplifica realização de testes ergométricos
O Sistema Cardiofit Vx-101, um dos finalistas do Prêmio Santander Banespa de Empreendedorismo na categoria de Tecnologia, vai facilitar a realização de testes ergométricos e exames de eletrocardiograma
Júlio
Bernardes

imprimir 

Os dados colhidos nos exames são armazenados no computador e enviados, via internet, para análise. “O próprio software do sistema faz uma conexão com um banco de dados instalado em um data-center e envia as informações”

A realização de testes ergométricos, exames de eletrocardiograma (ECG) de repouso e de esforço, foi facilitada com a criação do Sistema Cardiofit Vx-101 desenvolvido pelo engenheiro Roberto Castro Júnior, doutorando do curso de Engenharia Biomédica da Escola Politécnica (Poli) da USP. O Sistema coordena a realização dos exames e envia os dados pela Internet para uma central, que produz os laudos médicos.

O Sistema Cardiofit Vx-101 é composto por um módulo central de dimensões reduzidas, fonte de alimentação, um cabo do tipo USB para conexão com o computador e outro para os eletrodos que são ligados ao corpo do paciente. “Um software coordena a realização do exame, além de fazer um cadastro que registra informações usadas para o diagnóstico, tais como, a existência de doenças e histórico de atividades físicas”, conta Castro.

O teste ergométrico é realizado em várias etapas, sendo que no exame de ECG de repouso são utilizadas as 12 derivações clássicas e durante o exame de ECG de pré-esforço (deitado, sentado, em pé, apnéia inspiratória, apnéia expiratória e hiperpnéia), esforço e recuperação são utilizadas as derivações CM5, DII e V2, simultaneamente. “O Sistema permite ainda, a escolha ou edição de protocolos tanto para esteira quanto bicicletas ergométricas, permitindo o registro da freqüência cardíaca e a pressão arterial”, aponta o engenheiro.

Castro ressalta que o software realiza a correção automática da freqüência cardíaca máxima e sub-máxima em casos de usuários de medicamentos betabloqueadores (usados por portadores de insuficiência cardíaca). “Há ainda um tutorial que explica a colocação dos eletrodos”, diz.

Análises
Os dados colhidos nos exames são armazenados no computador e enviados, via internet, para análise. “O próprio software do sistema faz uma conexão com um banco de dados instalado em um data-center e envia as informações”, explica o engenheiro.

Uma equipe de cardiologistas produz o laudo, que é enviado pela Internet para o local do exame, onde pode ser impresso ou transmitido no formato completo ou resumido. “No formato completo são apresentadas sete páginas com os resultados de todos os testes, a indicação de possíveis patologias e orientações para médicos e pacientes”.

De acordo com Castro, o Sistema é indicado para uso em academias, clubes e clínicas. “Ele não será vendido diretamente, sendo cobrada uma taxa por laudo emitido”. O Sistema Cardiofit Vx-101 será comercializado pela empresa Ventrix Tecnologia da qual Castro é um dos sócios. “Será fornecido treinamento para sua utilização e assistência técnica gratuita”.

O engenheiro estima que cada laudo deverá custar cerca de R$ 40,00. O projeto Sistema Cardiofit Vx-101 foi um dos finalistas do Prêmio Santander Banespa de Empreendedorismo na categoria de Tecnologia, prêmio destinado a alunos de pós-graduação, cuja premiação foi realizada no último dia 29 de novembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.







· vínculos:
Escola Politécnica

· mais informações:
(0XX11) 8444-9737, com Roberto Castro Júnior

sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  boletim |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br