11/01/2007 - mídia
Grandes agências de notícias mantêm controle do fluxo mundial de informações
A internet ainda tem pouca capacidade para alterar o fluxo de informações e aumentar a variedade de temas e coberturas da imprensa mundial. Agências de notícias deveriam ser usadas como fonte de pautas a serem aprofundadas e não como textos prontos


Marina Almeida


Apesar de a internet facilitar a divulgação de notícias sobre os diferentes países, o fluxo da informação ainda é o mesmo dos anos 1980: ditado pelas grandes agências internacionais. “A expansão da tecnologia não se refletiu numa maior pluralidade de assuntos e coberturas, como poderíamos imaginar”, diz a jornalista Maria José Baldessar.

As agências de informação brasileiras reproduzem as notícias das agências internacionais, “às vezes resumem ou juntam informações de duas agências num mesmo texto, mas nada muito além disso”, conta Maria José. Ela defendeu, recentemente, uma tese de doutorado sobre o tema na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Segundo Maria José, são os correspondentes das agências internacionais que determinam o que é importante ser noticiado sobre esse país para o mundo. Ela cita como exemplo o caso de uma mãe austríaca que matou os dois filhos em março deste ano e o caso foi publicado em todos os jornais pesquisados. “O índice de assassinatos é muito pequeno na Áustria, por isso o correspondente deve ter se chocado com o fato. Mas porque noticiá-lo no Brasil? Não é um crime tão inédito e não vai influenciar de nenhuma forma nossa vida aqui”, questiona.

A pesquisadora destaca a necessidade de alterar os procedimentos de divulgação das notícias. “As agências deveriam ser usadas como fonte para sugestões de pautas a serem aprofundadas, não como matérias prontas para serem reproduzidas”, avalia a jornalista. Ela diz que, apesar de trazer diversas possibilidades, a internet, sozinha, sem uma política de circulação da informação, tem pouca capacidade para alterar esse fluxo de informações.

Um exemplo da voz dissonante entre as agências internacionais é a TV árabe Al Jazira. A rede hoje tem um site de notícias em inglês e pretende difundir suas informações não mais apenas para o mundo árabe. “A partir da Guerra do Golfo (1991), a CNN (rede de TV norte-americana) começou a transmitir notícias sobre o Oriente Médio com grande freqüência. Foi quando redes de Tv como a Al Jazira e a Al-Alarabya se organizaram para dar a visão delas sobre a guerra e o mundo árabe", diz Maria José. Ela lembra que isso é importante por retratar os árabes do modo como eles se vêem, e não com a visão preconceituosa de muitos jornais ocidentais, que os tratam a todos como terroristas. “É esse tipo de mecanismo que pode mudar o sistema de divulgação da informação”, acredita.

A pesquisa
A pesquisadora analisou as notícias divulgadas em português pela Reuters (Agência de Notícias da Inglaterra) e pela EFE (espanhola) durante três meses não consecutivos, entre 2004 e 2006. Ela também acompanhou durante duas semanas as informações divulgadas por essas agências internacionais, cerca de duas mil por dia, e as matérias publicadas, perto de 40 diariamente, na Agência Estado e nas agências de O Globo Online e do Jornal do Brasil, que não só publicam mas distribuem notícias.

Segundo Maria José, a maior parte das informações internacionais vêm dessas duas agências. Os jornais brasileiros apenas reproduzem essas notícias, “não chegam, por exemplo, a entrar em sites especializados sobre o assunto ou região para checar ou complementar alguma informação – o que não seria caro nem muito trabalhoso”, diz.

Além disso, países com pouca importância econômica no mercado mundial têm espaço no noticiário apenas quando ocorrem tragédias ou eventos naturais. Um dos países que vem tendo grande destaque nos noticiários, por exemplo, é a China, por ser um grande mercado econômico e ter grandes corporações investindo lá. Já outros países, como os da própria América Latina, são noticiados apenas em matérias sobre temas como terrorismo. “Nos quinze dias de comparação, só três matérias tratavam de Portugal, por exemplo - que pela ligação histórica com o Brasil poderia causar um maior interesse. Uma sobre os incêndios que acometeram a região e outras duas sobre prostituição e imigração ilegal”, ressalta.

 

Mais informações:e-mail mbaldessar@hotmail.com, com Maria José Baldessar. Pesquisa orientada pela professora Elizabeth Saad


Agência USP de Notícias
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, n.374 Sala 244
CEP 05586-000 São Paulo Brasil
(0XX11) 3091-4411
www.usp.br/agenciausp
agenusp@usp.br