23/01/2007 - informática
IME abrigará laboratório dedicado a pesquisas sobre software livre
Idéia é reunir, em um mesmo ambiente, pesquisadores de ciência da computação que atuam em pesquisas ligadas ao tema. Centro oferecerá serviço de assessoria onde os interessados poderão tirar dúvidas, como por exemplo, como instalar Linux em sua máquina


Da Redação, Agência USP



A USP abrigará o Centro de Competência em Software Livre (CCSL), vinculado ao Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade. O Centro, que deve ser concluído no início de 2008, reunirá, em um mesmo ambiente, os laboratórios onde trabalharão graduandos e pós-graduandos em ciência da computação que atuam em pesquisas ligadas ao setor de software livre.

O CCSL será um prédio novo, feito para ser um laboratório de desenvolvimento de software, onde todos os alunos de Ciência da Computação vão estar juntos, facilitando a comunicação.

"A gente espera que a divulgação desse novo Centro na comunidade de computação brasileira atraia mais alunos de mestrado e doutorado, e que mais gente venha trabalhar aqui", declara o professor Fabio Kon, do IME, especialista em desenvolvimento de software.

Atualmente, o IME já possui vários trabalhos acadêmicos relacionados ao tema, mas os alunos não dispõem de espaço físico adequado para realizar suas pesquisas e desenvolver software. A expectativa é que, com a ampliação, mais pós-graduandos se sintam estimulados a escolher a área como tema de suas pesquisas.

O Centro será construído como uma extensão do bloco C do Instituto e contará com os mesmos computadores que são usados hoje no IME. "Vamos construir o prédio e colocar as máquinas que já temos. Se for necessário, buscaremos verbas para comprar mais", antecipa Kon.

O CCSL abrigará também um laboratório de extensão à comunidade, que prestará assessoria a interessados — leigos ou não — em horários fixos durante a semana. "Qualquer pessoa poderá vir tirar dúvidas, desde as mais simples, de como instalar Linux em sua máquina, até como adotar software livre em uma empresa de 100 mil funcionários", exemplifica o professor.

O CCSL precisará, também, de bolsas para alunos de graduação e pós atuarem como monitores, auxiliando na divulgação das tecnologias trabalhadas. Para isso, a coordenação tentará sensibilizar empresas da área de Tecnologia da Informação para que ofereçam essas bolsas aos aluno.

Com informações do USP Online

 

Mais informações:(0XX11) 3091 - 6498, com o professor Fábio Kon; e-mail kon@ime.usp.br


Agência USP de Notícias
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, n.374 Sala 244
CEP 05586-000 São Paulo Brasil
(0XX11) 3091-4411
www.usp.br/agenciausp
agenusp@usp.br