Segundo a pesquisadora, "a docência leiga
subverte um princípio fundamental da pedagogia moderna, segundo o qual
os saberes socialmente válidos são aqueles transmitidos pelos sistemas
escolares, por professores que passaram por um rigoroso processo de formação
escolar para assumir profissionalmente a tarefa educativa e ocupar o lugar de
quem sabe". | |
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Instituto de Psicologia (IP) da USP, uma pesquisa com professores amazônidas,
que atuaram como leigos em escolas ribeirinhas e da floresta, revela que tornar-se
professor é constituir, repetir, (re)produzir, de modo singular, uma prática
discursiva institucional. "É essa própria prática que
autoriza o professor, inclusive o leigo, a ocupar o lugar de quem ensina",
aponta a pedagoga Cláudia Murta, autora de uma tese de doutorado sobre
o tema. Segundo a pesquisadora, a docência leiga é uma
descontinuidade, uma fratura no discurso da pedagogia moderna, apesar de ter se
mostrado como parte integrante desse mesmo discurso. Os professores
amazônidas envolvidos no estudo ingressaram no magistério na condição
de leigos e muitos não chegaram a completar as quatro primeiras séries
do ensino fundamental. Outros não possuíam sequer o nível
de escolaridade no qual lecionavam. Mesmo assim, e em condições
adversas, assumiam a função docente com autoridade, ministrando
aulas em escolas palafitas, à beira do rio, ou em ranchos de palha, na
floresta, com turmas multisseriadas. Como alguém se torna professor
à margem do sistema oficial de formação e credenciamento
pedagógico, e que dispositivos autorizam e legitimam um professor leigo
a ocupar o lugar de quem ensina? Na tentativa de elucidar questões como
estas, a pedagoga selecionou para análise 16 redações, entre
96 produzidas por professores que participavam de um Programa de Formação
de Professores. "As 16 redações escolhidas foram produzidas
por professores que ingressaram no magistério tendo como nível de
escolaridade o ensino fundamental incompleto", conta Cláudia, lembrando
que o tema da redação era "Como me tornei professor".
O Programa foi fruto de um convênio celebrado em 1999 entre a
Secretaria Estadual de Educação (Seduc) do Pará, a Universidade
Federal do Pará (UFPa), a Universidade Estadual do Pará (UEPa) e
a Universidade da Amazônia (Unama). O Projeto objetivou formar, em nível
superior, professores leigos do ensino fundamental e médio em exercício
nas redes municipal e estadual de ensino, em diversos municípios no Estado
do Pará, como Tucumã, Rio Maria, São Felix do Xingu e Cumaru
do Norte. Sujeito e instituição Usando a estratégia
da análise do discurso, Cláudia observou as singularidades nas redações.
"Na recuperação de sua trajetória profissional, os professores
estabeleciam significações com a sua história pessoal, com
as figuras de professores exemplares que marcaram as suas vidas, com a instituição
escolar ou com a pedagogia moderna - prática discursiva dominante a partir
da qual todas essas relações se tornaram possíveis nas redações",
observa. A análise das redações procurou articular
duas dimensões: o singular e o institucional. "As singularidades que
se mostraram nas redações foram sendo fabricadas a partir do lugar
do qual esses sujeitos estavam falando, o lugar de professor. Trata-se, portanto,
de uma singularidade vinculada, de forma muito particular, ao contexto institucional".
Cláudia também analisou as regularidades discursivas nas redações.
Essas foram reunidas em nove grandes temas. Entre esses, estão o percurso
de escolarização narrado desde a infância, as motivações
que levaram esses professores a ingressarem no magistério (dom, sina, sonho,
acaso, fatalidade), a idéia de progresso e futuro, entre outros. "Pude
ressaltar como os professores, em suas produções discursivas, repetem
e legitimam, em suas rotinas pedagógicas, o discurso da pedagogia moderna,
por efeitos de reconhecimento e desconhecimento". Segundo a pesquisadora,
"a docência leiga subverte um princípio fundamental da pedagogia
moderna, segundo o qual os saberes socialmente válidos são aqueles
transmitidos pelos sistemas escolares, por professores que passaram por um rigoroso
processo de formação escolar para assumir profissionalmente a tarefa
educativa e ocupar o lugar de quem sabe". Entretanto, ela concluiu que, mesmo
entendida como uma descontinuidade, a docência leiga é um acontecimento
que se dá dentro da rede discursiva da pedagogia moderna, faz parte dela,
já que é um dispositivo instaurado para dar conta das demandas da
Modernidade, que exige a universalização da educação.
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