São Paulo, 14/04/2004 - Boletim nº 1397
alimentação
Dieta de descendentes de japoneses
é analisada em pesquisa

Imigração mudou hábitos alimentares,
aumentando o consumo de gordura
animal e açúcares, o que causou elevação
nos níveis de colesterol sanguíneo
leia...
Influência do golpe militar
nas artes e comunicações
IPq busca pessoas para
estudos sobre humor

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Estudo analisa consumo de gorduras em descendentes de japoneses

Júlio Bernardes

Japoneses que imigraram para o exterior mudaram seu padrão de dieta, passando a ingerir mais gorduras e açúcares, o que aumentou os níveis de colesterol total no sangue. A constatação foi feita por Teresa Gontijo de Castro em dissertação de mestrado apresentada na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. O estudo analisou os hábitos alimentares e o consumo de gorduras numa população de descendentes de japoneses em Bauru (interior de São Paulo), que apresenta elevada incidência de diabetes e doenças associadas.

Segundo Teresa Gontijo, a pesquisa apontou que no período de 1993 a 2000 houve uma tendência dos descendentes de japoneses em adotarem dietas mais saudáveis, com menores teores de gordura saturada e colesterol. "Apesar da ingestão total de gorduras ter aumentado no período, isto se deveu ao aumento consumo de ácidos graxos insaturados (óleos e azeites), mais benéficos à saúde", afirma.

Para realizar a pesquisa, Teresa utilizou os dados obtidos com medidas bioquímicas, antropométricas e de consumo alimentar de 328 descendentes de imigrantes japoneses de primeira (issei) e segunda (nissei) gerações de Bauru (interior de São Paulo), com idades entre 40 e 79 anos e de ambos os sexos. As informações foram reunidas em 1993 e 2000 pelo Grupo de Estudo de Diabetes de Nipo Brasileiros de Bauru, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), para detectar mudanças no padrão alimentar e nos níveis de lipídeos séricos (colesterol total, LDL, HDL e triglicérides).

Migração
Teresa afirma que a importância de verificar o nível de lipídeos séricos entre os descendentes de japoneses se deve à elevada prevalência de dislipidemias (diabetes e doenças associadas) nesta população. "Em 2000, cerca de 90% dos descendentes japoneses de Bauru apresentavam dislipidemias", aponta. "A prevalência de diabetes observada nesta população (36,2% em 2000) é maior que a observada no Brasil e no Japão, e está entre as maiores do mundo."

A imigração de japoneses, explica Teresa Gontijo, gera mudanças no padrão alimentar que influenciam diretamente na saúde dos descendentes. "Estudos com imigrantes que se fixaram nos Estados Unidos mostram que o consumo calórico destes é semelhante ao dos japoneses no Japão, mas a constituição da dieta mudou, influenciando na qualidade das calorias ingeridas", explica. "Os descendentes adotam um padrão de dieta diferente da dieta típica japonesa, ingerindo mais gorduras saturadas (de origem animal) e açúcares, o que pode contribuir para o aumento do colesterol sérico".

A pesquisadora afirma que as conclusões do estudo serão utilizadas no aconselhamento nutricional dos descendentes de japoneses em Bauru. "O consumo de fibras, presentes naturalmente nos vegetais e frutas frescas pode ser incentivado para auxiliar na redução dos níveis de colesterol total", explica. "Níveis altos de lipídeos no sangue estão entre os principais desencadeantes de eventos cardiovasculares, que podem ser fatais". O trabalho foi orientado pela professora Marly Augusto Cardoso, da FSP, com apoio da Fapesp.

Mais informações: (0XX11) 6981-6390, com Teresa Gontijo de Castro




Cursos e Palestras

Golpe Militar, Artes e Comunicações
O departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP recebe, nos próximos dias 14 e 15, ex-alunos e personalidades como Ugo Giorgetti e José Celso Corrêa, para discutir a intervenção da ditadura nas áreas de comunicação e de artes.

Paulo Markun, apresentador do programa Roda Viva da TV Cultura e criador da edição paulistana do Pasquim, Ugo Giorgetti, autor e diretor de O Príncipe, filme que retrata a decadência da cultura socialista dos anos 60, e Briquet de Lemos, bibliotecário e ex-professor da UnB à época da ditadura militar, falam sobre censura, perseguição política e tortura no debate com o tema Golpe nas Comunicações.

O Golpe nas Artes, que é o debate da quinta-feira, conta com a presença de Júlio Medaglia, maestro que integrou o Música Nova, em 1967, e participou do movimento Tropicalista; José Celso Martinez Corrêa, um dos mais importantes encenadores brasileiros nos anos 60, "agitador cultural" nos anos 70 e diretor do grupo Oficina de teatro, que recentemente encenou Os Sertões, e Luiz Martins, historiador e crítico de arte.

O evento, que é promovido pelo Centro Acadêmico Lupe Cotrim, é gratuito e acontece às 18 horas, no autitório Freitas Nobre. O Departamento de Jornalismo e Editoração fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4013 ou http://www.eca.usp.br/calc


Loucura e sátira em Machado de Assis
O Núcleo de Psiquiatria Forense (Nufor) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (HC), realiza no próximo dia 16, das 11 às 13 horas, um encontro aberto e gratuito sobre Loucura e sátira em Machado de Assis: o enfoque da psiquiatria forense, com apresentação de Valentim Faciolli, professor emérito do departamento de Letras da USP.

O evento tem como base o clássico machadiano O Alienista e será realizado no prédio da Administração do HC, que fica na R. Dr. Ovídeo Pires de Campos, 225, 6º andar, Pinheiros, São Paulo. Não é necessário fazer inscrição.

Mais informações: (0XX11) 3069-6525 ou 5579-1103


Especialista italiano faz palestra na FORP
De 14 a 24 de abril, a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP receberá a visita do professor italiano Gianluca Martino Tartaglia. Especialista em anatomia funcional do aparelho estomatognático (que envolve todo o mecanismo da mastigação), Tartaglia trabalha no Departamento de Anatomia Humana da Universidade de Milão e cumprirá em Ribeirão Preto uma agenda que inclui aula da disciplina Avaliação Funcional do Sistema Estomatognático e Desordens Craniomandibulares, para a pós-graduação, e um seminário sobre o mesmo tema, aberto ao público geral.

O evento aberto acontece no próximo dia 19, das 14 às 18 horas, no Salão Nobre da FORP, que fica na Av. do Café, s/ nº, Monte Alegre, Ribeirão Preto. As incrições, gratuitas, devem ser feitas no telefone (0XX16) 602-4017.

Mais informações: (0XX16) 602-4017, com professor Marco Antonio


Passado e Presente da Idade Média
A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove o seminário Passado e Presente da Idade Média. O objetivo é examinar as relações entre o passado e o presente, tomando por base a Idade Média, situando-as com referência ao Brasil. O evento é aberto a todos os interessados e acontece no dia 24, das 9 às 17 horas.

Os temas são: "As bases medievais de nossa linguagem cotidiana", com o professor da Faculdade de Educação (FE) Jean Lauand; "Bárbaros e romanos, alemães e franceses: o problema do fim do mundo antigo e a construção da nação no século XIX", com o professor da FFLCH Marcelo Cândido da Silva; "O futuro do passado: equívocos e proposições", com a professora Lênia Márcia Mongelli, da FFLCH; e "Anões nos ombros de gigantes (ou qual a nossa relação com a Idade Média?)", com a professora Yara Frateschi Vieira, da Unicamp.

O Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH é responsável pelo evento, em parceria com a Associação Brasileira de Estudos Medievais. Deve ser feita inscrição prévia, com taxa de R$ 30,00, na R. do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo. Ainda há 50 vagas disponíveis.

O evento acontece no Instituto de Física (IF) da USP, no Auditório Abrahão de Moraes, que fica na R. do Matão, Trav. R., Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4645


Agentes móveis Java
Nesta quarta-feira (14), das 14 às 15 horas, acontece o seminário Utilização de critérios de teste estrutural em agentes móveis Java, que será proferido pelo palestrante Márcio Delamaro, da Universidade de Marília, no Auditório Prof. Luiz Antonio Fávaro, do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP de São Carlos.

O auditório fica na Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos. A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX16) 273-9146 ou e-mail eventos@icmc.sc.usp.br



Agenda Cultural

Recital com duo de violoncelo e piano
Na sexta-feira (16), às 21 horas, na Sala de Concertos da Escola de Comunicações e Artes (ECA) de Ribeirão Preto, acontece um recital com as presenças de Zigmunt Kubala, ao violoncelo, e Fernando Corvisier, ao piano. O duo interpretará obras de Schumann, Brahms e Piazolla.

Kubala é polonês radicado no Brasil há quase 30 anos. Desenvolveu carreira como solista e também como professor na USP e Unesp. Corvisier é professor de piano da ECA de Ribeirão Preto e é um dos mais importantes pianistas brasileiros da atualidade. Em seu currículo, destacam-se, além dos prêmios, as atuações como solista de orquestra e camerista na Europa e Estados Unidos. O recital tem entrada franca.

A Sala de Concertos fica na Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3136


Alaíde Costa e Edu Santana em Ribeirão
Alaíde Costa e Edu Santana (que integra o grupo Trovadores Urbanos) cantarão, no dia 15, no projeto Meio dia e Meia, da seção de Atividades Culturais da Prefeitura do Campus da USP de Ribeirão Preto.

No repertório serão apresentados clássicos de Chico Buarque, Tom Jobim, Ary Barroso, Vinícius e Carlos Lyra. Os convites, gratuitos, podem ser retirados na Casa 4 da R. Pedreira de Freitas, das 8h30 às 17 horas.

Na noite do mesmo dia a dupla se apresenta no Bar Villa Lobos, que fica em uma rua com o mesmo nome (Villa Lobos), nº 314, em Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3530



Publicações

Uma visão junguiana da terapia de casais
O livro Terapia de casais - uma visão Junguiana, do psiquiatra e psicoterapeuta do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, Nairo de Souza Vargas, será lançado na 18ª Bienal Internacional do Livro, no dia 17 de abril, às 17 horas.

A obra descreve a evolução dos vínculos de casais, com base em estudo realizado pelo autor entre 1992 e 1994. Vargas procura caracterizar esses vínculos por meio da relação com o comportamento dos cônjuges, descrevendo também o essencial do trabalho terapêutico realizado e propondo caminhos para uma atuação mais eficiente dos terapeutas.

A Bienal ocorre no Centro de Exposições Imigrantes, na Rodovia dos Imigrantes km 1,5, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3284-9696



Quadro de Avisos

IPq procura pessoas para estudo sobre humor
O Laboratório de Psicofisiologia do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC), recruta pessoas sadias de ambos os sexos, dos 21 aos 50 anos, que não tenham tido qualquer diagnóstico psiquiátrico ou doença, para um estudo que vai avaliar e conhecer mais profundamente os efeitos de baixas doses de antidepressivos no estado emocional habitual de pessoas normais.

Já se sabe que a administração de doses baixas ou moderadas de antidepressivos a indivíduos normais está associada a efeitos extraterapêuticos como aumento da autoconfiança, melhora do humor e do bem-estar, menor irritabilidade e maior tolerância a estímulos aversivos, maior sociabilidade, melhora subjetiva do processamento cognitivo e da capacidade de decisão.

A estabilização e a melhora da resposta emocional dessas pessoas têm impacto favorável nas relações interpessoais, familiares e profissionais.

Os voluntários que quiserem participar não podem estar sob tratamento com nenhum medicamento e não podem se sintir mais ansiosas, deprimidas ou irritadas do que consideram normal. A escolaridade exigida é primeiro grau completo e é necessário residir na capital.

Mais informações: (0XX11) 3069-6958


Guarda Universitária ganha novas instalações
A prefeitura do campus realizará, nesta quarta-feira (14), a inauguração das novas instalações da Guarda Universitária. No evento, terão a palavra o prefeito do campus, Wanderley Messias, do diretor da Divisão de Operações de Vigilância (DOV), Ronaldo Elias Pena, e do reitor da Universidade Adolpho José Melfi. As novas instalações consistem no denominado Bloco F, que irá alocar toda a estrutura da Guarda, e conta ainda com o auditório José Geraldo Massucato.

A cerimônia, que terá o descerramento da placa de inauguração, terá início às 17h30 no próprio Bloco F, na Prefeitura do Campus, à Av. Prof. Almeida Prado, 1.280, Cidade Universitária. Após as solenidades será oferecido um coquetel para os convidados.

Mais informações: (0XX11) 3091-5027



Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Otimização do sistema de coleta de resíduos de biomassa de madeira para fins energéticos. Flávio de Almeida Galvão Júnior. Dia 19, às 14 horas.

Análise térmica da massa de pão francês durante o processo de congelamento e descongelamento: otimização do uso de aditivos. Tatiana Guinoza Matuda. Dia 22, às 14 horas.

Projeto de amplificadores de microondas de banda larga empregando método de síntese exata. Eduardo Amato Tolezani. Dia 27, às 14 horas.

Doutorado

Estrutura para identificação e avaliação de impactos ambientais em obras hidroviárias. Pedro José da Silva. Dia 19, às 13h30.

Construção de mapas de ambiente para navegação de robôs móveis com visão omnidirecional estéreo. Cláudia Cristina Ghirardello Deccó. Dia 23, às 14 horas.

Otimização de operação de rede por um modelo híbrido (hidrodinâmico - genético). Victor Emanuel Mello Guimarães Diniz. Dia 23, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Caracterização fitogeográfica como subsídio para a recuperação e a conservação da vegetação na bacia do Rio Corumbataí/SP. João Carlos Teixeira Mendes. Dia 15, às 8 horas

Mais informações: (0XX19) 3436-8658

Os quintais caiçaras, suas características sócio-ambientais e perspectivas para a comunidade do Saco do Mamanguá, Paraty-RJ. Valquíria Garrote. Dia 15, às 14 horas.

Mais informações: (0XX19) 3436-8658

Doutorado

Estabilidade temporal da distribuição espacial da armazenagem, do gradiente de potencial e do potencial mátrico da água, em um solo cultivado com citros. Genelício Crusoé Rocha. Dia 15, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4171

Mercado de informação digital agroeconômica. Margarete Boteon. Dia 15, às 8 horas

Mais informações: (0XX19) 3417-8732


Faculdade de Educação

Doutorado

Quando a pedagogia forma professores. Uma investigação otobiográfica. Silas Borges Monteiro. Dia 27, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3519


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Riberirão Preto

Mestrado

Características e desenvolvimento de matrizes alternativas ao teflon para os cristais de CaSO4:Dy. Gláucio Ribeiro Silva. Dia 23, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Os caminhos do Estado: planejamento e desenvolvimento tecnológico nas trajetórias de industrialização tardia do Brasil e da Coréia do Sul. Ailton Laurentino Caris Fagundes. Dia 23, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Estudo da densidade mineral óssea na extremidade distal do rádio de cães da raça Rottweiler, por meio da densitometria óptica radiográfica. Jefferson Douglas Soares Alves. Dia 23, às 14 horas.

Pelvimetria em macacos-da-noite (Aotus azaral infulatus - Kuhl, 1820). Cristiane Macedo Del Rio do Valle. Dia 23, às 14 horas.

Doutorado

Estudo anatômico das artérias da base do encéfalo em gatos (Felis catus domesticus). Eduardo Maurício Mendes de Lima. Dia 26, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-1351


Instituto de Física

Mestrado

Cor & Luz - as formas de pensar a visão e a interação da luz com a matéria
. Sandra Cristina Licerio Melchior. Dia 15, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6901


Instituto de Química de São Carlos

Mestrado

Preparação e caracterização de catalisadores Co/Al2O3, Cu/Al2O3, Ni/Al2O3, Co/Cu/Al2O3 e Co/Ni/Al2O3 para geração de hidrogênio a partir da reforma a vapor de etanol. Thiago Vicente Reche. Dia 16, às 14h30.

Mais informações: (0XX16) 273-8036






sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br