São Paulo, 19/08/2005 - Boletim nº1692
saúde
Vacina terapêutica contra a asma
reduz sintomas da doença

Baseada em extrato com os próprios
ácaros que causam a alergia,
a imunoterapia ainda consegue diminuir
a quantidade de remédios ingeridos
leia...
Mau uso de remédios causa
11% das internações de idosos
Seminário de Cultura e Extensão
recebe inscrições até dia 25

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Imunoterapia para asma também melhora manifestação de conjuntivite e rinite

André Benevides

Os ácaros dermatophagóides (que se alimentam de resíduos de pele), apesar de serem os causadores do tipo mais comum de asma, também podem ser utilizados para reduzir os sintomas da doença. Neste caso, um extrato composto basicamente das proteínas que causam a reação alérgica (encontrados nos dejetos do aracnídeo) conseguiu ainda diminuir a quantidade de remédios ingeridos com esta finalidade e melhorar a manifestação de conjuntivite e rinite.

"Este trabalho foi o primeiro em imunoterapia para asma no Brasil", revela a alergista Andréa Cohon, autora do estudo de doutorado, que foi defendido na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) no ano passado. Os pacientes, crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos portadores de asma alérgica, receberam duas doses semanais da vacina, cuja concentração do extrato de ácaro foi progressivamente aumentada. Ao fim desta fase, eles foram reavaliados e passaram a receber apenas uma dose de manutenção a cada três semanas, durante dois anos.

A pesquisadora ressalta que, apesar de a população analisada ser baixa (21 pessoas no total), os resultados foram extremamente promissores. Segundo ela, todos os pacientes tiveram uma melhora na função respiratória e reduziram a hiperreatividade brônquica, que é a reação do organismo a determinados estímulos, como friagem e exercícios físicos. Outra grande vantagem conseguida foi a redução da ingestão dos remédios com o objetivo de melhorar a respiração e diminuir a reação alérgica. "Os pacientes necessitam de uma menor quantidade de remédios para conseguir o mesmo controle da doença."

A conjuntivite e a rinite também foram atenuadas pela ação da vacina. Ela conta que normalmente pessoas que têm asma também desenvolvem estas manifestações. "Em alguns casos, a conjuntivite desapareceu completamente. A rinite também melhorou, mas foi aquela em que os impactos do tratamento foram menos evidentes".

Resultados
Na prática, as crianças e adolescentes que tomaram esta vacina passaram a ter uma reação alérgica aos ácaros muito menor do que a que apresentavam antes do tratamento. Além do sistema imunológico destas pessoas terem os anticorpos necessários, também as células não reagem mais com tanta agressividade aos antígenos. "A resposta imunológica do organismo foi modificada com o extrato utilizado nesta imunoterapia", explica ela.

Andréa adverte que, apesar da vacina ser aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para a terapia ser eficaz é imprescindível que o extrato tenha certificação que comprove sua qualidade e que ela seja feita com supervisão médica. "É possível que os pacientes tenham reações adversas no começo do tratamento. Depois fica mais difícil delas acontecerem."

A pesquisa foi realizada no ambulatório de Alergia e Imunopatogia, no Laboratório do Instituto do Coração (Incor), no Laboratório de Investigação Médica (LIM) 60 e no LIM 20, vinculados ao Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP. O estudo foi orientado pela professora Karla Arruda, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, e pelo professor Jorge Kalil, da FMUSP.

Mais informações: andrea.cohon@hcnet.usp.br, com a pesquisadora

Imagem: Marcos Santos



Reações adversas a medicamentos atingem 61% dos idosos hospitalizados na Grande São Paulo

Da Redação, Agência USP

Em um hospital público de Santo André, na Grande São Paulo, 61,8% dos idosos internados apresentaram reações adversas a medicamentos. Para 11,3% dos pacientes, a reação foi a própria causa da internação. As conclusões fazem parte da tese de doutorado da geriatra Maria Cristina Guerra Passarelli, defendida na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

A pesquisa avaliou 186 idosos admitidos na enfermaria da Clínica Médica do Centro Hospitalar de Santo André, com idade média de 73 anos. Do total do grupo, 115 (61,8%) apresentaram reações adversas, sendo que 24 deles tiveram reações em mais de uma situação.

O total de reações foi de 199, média de 1,07 por paciente. Em 21 idosos (11,3%), a reação causou a internação. Em 32 pacientes (17,2%), ela foi diagnosticada na internação, mas não foi a causa, e em 86 idosos os efeitos colaterais surgiram na hospitalização. Não apresentaram qualquer tipo de reação 71 idosos (38,2%).

De acordo com o estudo, a reação adversa que mais provocou internações foi a intoxicação digitálica, um tipo de arritmia cardíaca. Já a hipocalemia - queda do nível de potássio no sangue - foi a reação mais freqüente nos casos de óbito e efeitos colaterais. A maioria (91%) dos efeitos colaterais estava relacionada às propriedades farmacológicas dos medicamentos. Os remédios mais envolvidos em reações adversas foram o captopril, a furosemida e a hidrocortisona.

Riscos
Sobre a evolução das reações, a pesquisa observou que, em 155 pacientes (77,8%) os efeitos melhoraram ou desapareceram completamente, 21 (10,6%) prolongaram a internação e 6 (3 %) levaram à morte do paciente. As demais 17 (8,5%) pessoas se mantiveram inalteradas ou apresentaram evolução desconhecida. A geriatra esclarece que na literatura médica, o índice de mortes nesses casos varia de 2% a 5%. "A caracterização de uma reação adversa a medicamentos como causa de óbito, além de subjetiva, é mais difícil quando o paciente apresenta doença de base potencialmente letal."

Passarelli observa que 125 pacientes (67,2% do total) receberam medicamentos caracterizados como impróprios para idosos. "Os fatores de risco mais significativos para o aparecimento das reações são o número de doenças diagnosticadas por paciente, de medicamentos consumidos e o uso de medicação inapropriada."

De acordo com a médica, "estes medicamentos são usados em boa parte da rede pública de saúde, pois constituem a única opção para tratar determinadas doenças, embora existam opções mais modernas e seguras". No seu entender, "uma prescrição apropriada para o idoso é aquela na qual o benefício esperado à saúde excede por boa margem de segurança as possíveis conseqüências negativas". A revista científica britânica Drugs & Aging aprovou a publicação, na próxima edição, de um artigo científico baseado na tese de doutorado de Maria Cristina.

Mais informações: (0XX11) 3032-1092 / 3078-2356 ou e-mail cacilda.luna@serranoassociados.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa da FMUSP




Cursos e Palestras

Seminário de Cultura e Extensão recebe inscrições até dia 25
Nos dias 30 e 31 de agosto, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP realizará a sexta edição do Seminário de Cultura e Extensão, neste ano com o tema Cultura e Tecnologia - USP na Sociedade. As inscrições, gratuitas, encerram-se na próxima quinta-feira (25).

O objetivo é debater como a inovação tecnológica desenvolvida na Universidade pode contribuir com a comunidade e avaliar a maneira com que é feita a transmissão dessas tecnologias.

Em São Paulo, o evento acontecerá no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, com transmissão por videoconferência para os demais campi, e também pela internet, no site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão.

Em Bauru, o evento acontecerá no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia (FOB). Em Piracicaba, no Anfiteatro do CIAGRI, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Em Pirassununga, na Sala Multimídia da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Em Ribeirão Preto, no Anfiteatro da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEARP), e em São Carlos, no Auditório de Videoconferência do CISC.

Os debates e palestras acontecerão das 9 às 18 horas. Os temas abordados serão Relação Extensão e Pesquisa, Tecnologias - USP em Destaque, Ações Culturais - USP na Sociedade e Divulgação da Cultura e Tecnologia - USP. A participação é gratuita e aberta ao público. É possível se inscrever pelo site www.usp.br/prc/seminario2005/ (com detalhes da programação) ou fax (0XX11) 3091-2030.

Mais informações: (0XX11) 3091-2093 / 3575


Neurologia do HC discute diagnóstico e tratamentos
As complicações neurológicas da cirurgia bariátrica e as perspectivas no uso de células tronco em Neurologia são alguns dos temas a serem discutidos pela Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP em um curso de educação continuada que será realizado nos dias 3 e 4 de setembro, das 8 às 18 horas, no Centro de Convenções Pompéia (Av. Pompéia, 888), em São Paulo.

O objetivo é apresentar uma atualização nos temas mais relevantes e controversos da especialidade. Segundo os organizadores, o enfoque será prático e debaterá as dificuldades no diagnóstico e no tratamento de diversas condições neurológicas.

No dia 3 serão abordados os temas Complicações neurológicas da cirurgia bariátrica, Uso de células tronco, Esclerose múltipla, Trombólise venosa cerebral, Doença de Parkinson, Desafios diagnósticos e terapêuticos em cefaléias, Métodos diagnósticos em Neurologia e Semiologia cognitiva.

No dia 4, os temas serão: Epilepsia na gravidez, Insônia e hipersônia, Antidepressivos e estabilizadores de humor, Transtornos cognitivos dos idosos e Terapia dos gliomas.

Os preços das inscrições variam de R$80,00 a R$160,00 e podem ser feitas pelos telefones (0XX11) 3069-7878 / 6106 / 7877 ou, pessoalmente, no Instituto Central do Hospital das Clínicas (Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255 - secretaria da Neurologia - Consolação, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3069-7879 (assessoria de imprensa)


Alunos da FMRP promovem II Jornada Pró-Transplante
Nesta sexta (19) e sábado (20), os alunos da Liga Pró-Transplante da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP promovem a II Jornada Pró-Transplante - Terapias Celulares.

No encontro, dirigido a estudantes e profissionais da área de saúde, será discutida a questão dos riscos e das perspectivas nas terapias celulares que envolvem células tronco. Entre as patologias que serão discutidas, está diabetes, lúpus, artrites e neoplasias.

As inscrições (R$12,00 para sócios do Centro Acadêmico Rocha Lima - CARL; R$20,00 para alunos da USP; R$30,00 para estudantes e profissionais) podem ser feitas no CARL. No dia do evento, a organização estará arrecadando 1 quilo de alimento perecível de todos os inscritos, que serão doados para o Grupo de Apoio aos Transplantados de Medula Óssea (Gatmo), que funciona no campus. Os organizadores solicitam que sejam doados preferencialmente óleo ou açúcar (não será aceito sal).

O encontro será realizado no Anfiteatro da Bioquímica, no Prédio Central da FMRP, localizado na Av. Bandeirantes, 3.900, Ribeirão Preto, SP.

Mais informações: (0XX16) 3633-1121, 3602-3171 / 3058 ou jornadaprotransplante@yahoo.com.br.


FCF oferece curso sobre rotulagem de alimentos
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP oferecerá, entre os dias 9 de setembro e 15 de outubro, o curso Rotulagem de alimentos: enfoque à rotulagem nutricional. O evento é dirigido a profissionais do setor de pesquisa e desenvolvimento, formulação e controle de qualidade e registro de produtos alimentícios.

A rotulagem de alimentos e bebidas é o conjunto de estratégias que vêm sendo adotadas pelo governo federal para atenuar, reverter ou até prevenir doenças crônicas não transmissíveis. O objetivo do curso é identificar e caracterizar os avanços nessa área, bem como discutir e interpretar a legislação vigente, tendo em vista a melhoria da qualidade dos alimentos.

As aulas serão ministradas sempre às sextas-feiras, das 19 às 21 horas, e aos sábados, das 9 às 12 horas. O curso incluirá aulas expositivas, discussão, exercícios e atividades em grupo. A programação completa pode ser consultada na página www.fcf.usp.br/ensino/cursos/rna/.

A inscrição custa R$360,00 (incluindo material didático). Detalhes sobre o processo de inscrição também estão disponíveis na página do evento. São oferecidas cem vagas. O curso será ministrado no anfiteatro da FCF (Av. Prof. Lineu Prestes, 580, Conjunto das Químicas, Bloco 13A, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-3656


IP realiza encontro em psicoterapia psicanalítica
O Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia (IP) da USP realizará no dia 24 de setembro o 9º Encontro do Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica, com o tema Fronteiras da Psicoterapia Psicanalítica. O evento acontecerá das 7h45 às 17 horas no anfiteatro da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP (R. do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo).

Entre os tópicos abordados estarão O Linho e a Linha: sobre a Natureza da Psicanálise, A Psicoterapia Psicanalítica em Instituições e Níveis Clínicos de Captação da Organização Emocional. A programação completa está disponível na página do evento, que também traz detalhes do processo de inscrição. Os valores cobrados são de R$60,00 (estudantes) e R$70,00 (profissionais) para inscrições feitas até o dia 29 de agosto. Após essa data, haverá um acréscimo de R$10,00.

Mais informações: (0XX11) 3091-4911 / 4910; e-mail psicotps@usp.br


ICB promove seminário com entrada gratuita
O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP promove nesta sexta-feira (19), às 13 horas, o seminário Uso de filogenias moleculares de vírus para elucidar padrões de dispersão bio-geográfica e epidemiológicos, com o professor Paolo Marinho de Andrade Zanotto, do Departamento de Microbiologia.

A entrada é gratuita e aberta ao público. O seminário será ministrado na Sala Samuel Pessoa, no Departamento de Parasitologia (Av. Prof. Lineu Prestes, 1374, Edifício Biomédicas II, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-7331 / 7262


Curador de exposição de Rietveld faz palestra na FAU
No dia 25, às 14h30, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP promove palestra com Sander Woertman, curador da exposição Clássicos do Rietveld. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece no Auditório da FAU, localizado na R. do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo.

O encontro faz parte de um conjunto de eventos que acompanham a exposição da coleção de cadeiras de Gerrit Rietveld, um dos principais representantes da arquitetura e do design do século XX. As peças pertencem ao acervo da coleção de design da Technical University de Delf, Holanda, e estão atualmente em exposição no Museu da Casa Brasileira (Av. Brig. Faria Lima, 2705, Pinheiros, São Paulo). A mostra permanece no museu até 25 de setembro.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801 e 4919 ou eventfau@usp.br



Agenda Cultural

Exposição aborda a ameaça das mudanças climáticas
A Estação Ciência da USP abrirá em setembro a exposição Mudanças Climáticas, realizada em parceria com o British Council, organização internacional oficial do Reino Unido para assuntos culturais e educacionais.

O objetivo é aumentar a compreensão do público sobre a mudança climática global. Para ilustrar as conseqüências da emissão de carbono na nossa atmosfera, foram convidados dez dos melhores fotógrafos do mundo para captar o que está acontecendo ao redor do globo.

As fotografias mostram os efeitos da mudança climática, e também ilustram algumas das respostas físicas e políticas que estão alcançando sucesso na redução das emissões de carbono. Mudanças Climáticas será aberta ao público no dia 7 de setembro e ficará exposta na Estação Ciência até o dia 30 do mesmo mês.

A Estação Ciência localiza-se na R. Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo. O ingresso custa R$2,00. Agendamentos para escolas e grupos com mais de 15 pessoas devem ser feitos pelos telefones (0XX11) 3672-5364 / 3675-6889.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022


CDCC exibe os filmes Lutero e Giordano Bruno
O Cineclube do Centro de Difusão Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos vai exibir neste fim-de-semana os filmes Lutero e Giordano Bruno .

Lutero (Alemanha, 2003, Drama, 121 minutos), baseado em fatos reais, conta a história de Martinho Lutero (1483-1546), um homem que esteve à frente de sua época e provocou uma revolução religiosa, vencendo os dogmas da Igreja e criando uma nova doutrina religiosa.

Giordano Bruno (Itália, 1973, Drama, 114 minutos). Com fotografia de Vittorio Storaro e música de Ennio Morricone, Giordano Bruno (1548-1600) é um filme impressionante, que mostra as idéias e o processo de execução de um homem que não abriu mão de sua liberdade de idéias perante a opressão da Inquisição.

As sessões, com entrada gratuita, acontecem respectivamente no sábado (20) e no domingo (21), às 20 horas. O CDCC localiza-se na R. 9 de julho nº 1227, Centro de São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9772




Quadro de Avisos

USP lança CD-Rom com conteúdo do Programa de Educação Continuada
A USP, por meio das Pró-Reitorias de Graduação e de Cultura e Extensão Universitária, lançará, neste sábado (20), um CD-Rom com o conteúdo do material didático do Programa de Educação Continuada "PEB II Construindo Sempre". Trata-se da edição digital do programa de aperfeiçoamento elaborado e ministrado por docentes da USP em 2003, em convênio com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, direcionado a mais de 2 mil professores das escolas públicas do Estado.

No CD estão disponibilizados 21 módulos de História, Geografia, Língua Portuguesa, Biologia, Física, Química e Matemática, além das atividades da ferramenta learning space utilizada durante o curso. A intenção é que sejam distribuídas 10 mil cópias às escolas públicas de São Paulo. O material também está disponível no site da Faculdade de Educação.

O "PEB II Construindo Sempre" foi um programa de capacitação de 150 horas/aula, que teve como objetivo a melhoria das práticas pedagógicas dos professores da rede pública de ensino, abordando novas formas de interação do trabalho escolar e levando em conta as principais mudanças pedagógicas nos últimos anos.

A cerimônia de lançamento do CD será realizada às 10 horas, no Salão Nobre do Centro Universitário MariAntonia, localizado à R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3220, com Adriana Cruz, na assessoria de imprensa da reitoria


IFSC oferecerá curso de Ciências Físicas e Biomoleculares
A partir de 2006, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP irá oferecer um novo curso: graduação em Ciências Físicas e Biomoleculares.

O curso, inédito na América Latina, vai preparar profissionais para trabalhar em pesquisa e gestão de negócios nas áreas de Engenharia Genética, Biologia Molecular e Estrutural e Química Medicinal A idéia do curso é reunir conhecimentos em Ciências Exatas (principalmente Física) e Biológicas.

"O curso é pioneiro em convergir na direção de formar profissionais capacitados a agir no campo da biotecnologia moderna com uma sólida base científica necessária a abrir horizontes para o setor empresarial e de inovação tecnológica", diz Otavio Henrique Thiemann, um dos criadores do curso. A seleção será feita pelo vestibular da Fuvest.

Mais informações: (0XX11) 3801-3366 / 9810-3095, com Dante Grecco; e-mail dantegrecco@uol.com.br; site http://cbme.if.sc.usp.br/cfb/index.html


Antonio Candido receberá título de Doutor Honoris Causa na Unesp
O professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Antonio Candido de Mello e Sousa, receberá, na próxima quarta (24), às 9h30, o título de Honoris Causa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Unesp).

A solenidade, que terá a presença do reitor da Unesp, Marcos Macari, acontecerá no auditório da Biblioteca Municipal Mário de Andrade (R. da Consolação, 94, Centro, São Paulo).

Nascido no Rio de Janeiro, Antonio Candido é doutor em Ciências Sociais e livre-docente em Literatura Brasileira pela USP. Em 1961, criou a área de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH, onde lecionou por muitos anos. Foi ainda professor emérito da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, e deu aulas nas Universidades de Paris, na França, e Yale, nos Estados Unidos.

Mais informações: (0XX11) 3091-4759, no Expediente Acadêmico da FFLCH




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Plano viário e de trânsito para a cidade de Jaú. Bernadete Rossi Barbosa. Dia 29, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235


Escola Politécnica

Mestrado

Gerenciamento dos riscos - uma abordagem de processos e práticas para aplicação junto às empreiteira de obras públicas de infra-estrutura urbana no Município de São Paulo. René Marcelo Rocha. Dia 26, às 12 horas.

Otimização topológica aplicada ao projeto de estruturas submetidas a forças de campo mecânicas. Rafael Acedo Lopes. Dia 26, às 14 horas.

Doutorado

Avaliação experimental da pressão de colapso em tubulação de aço inoxidável austenítico contendo defeitos planares longitudinais e aplicação de diagramas de análises de falhas. Roberto Ferraboli Júnior. Dia 26, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Alterações pós-colheita em raízes de mandioquinha-salsa (´Arracaia xanthorrhiza` Bancroft.): atividade enzimática, identificação de contaminante e caracterização parcial do amido. Tatiana da Costa Raposo Pires. Dia 26, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3656




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br