São Paulo, 
saúde
11/12/2002
Mulheres operadas de câncer de mama indicam incentivos para realizarem atividades físicas
Pesquisa promoverá a prática dos exercícios,
que evitam seqüelas e auxiliam na recuperação
da doença que mata 10 mil pessoas por ano no Brasil
Lucas
Oliveira Telles

imprimir 

"Quando nos reunimos no grupo, o assunto parte delas mesmas, assim ficam livres para falar do que precisam. Aproveitamos as experiências das próprias mulheres para enfrentar os problemas"

A dissertação de mestrado Aderência à atividade física em mulheres submetidas à cirurgia por câncer de mama pesquisou os estímulos e dificuldades que estas pacientes encontram para praticar exercícios, altamente recomendados para a sua recuperação e para a prevenção de seqüelas da cirurgia. Defendida na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, a pesquisa foi patrocinada pelo Ministério da Saúde, por ter sido reconhecida como "Experiência Inovadora".

Segundo a enfermeira Maria Antonieta Spinoso Prado, autora da dissertação, a maioria das mulheres que passam pela cirurgia não pratica exercícios regularmente, mesmo que saibam da importância desta prática. "Alguns fatores individuais e do dia-a-dia servem para estimular a prática dos exercícios, outros para dificultar. Precisamos conhecê-los para buscar estratégias que melhorem a vida dessas pessoas", explica. Maria Antonieta ressalta a importância das famílias no processo de recuperação, do acompanhamento profissional e da participação das mulheres em grupos de apoio, onde têm maior convivência e podem receber uma orientação mais abrangente.

A pesquisa foi feita com um grupo de 30 mulheres que haviam passado pela mastectomia (cirurgia de retirada total ou parcial de pelo menos uma mama), acompanhadas pelo Núcleo de Ensino Pesquisa e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas (REMA), de Ribeirão Preto. Uma entrevista inicial registrou que todas elas consideravam a prática de atividades físicas benéfica para a saúde. Os exercícios foram relacionados ao bem-estar físico, à melhora dos movimentos do braço ao lado da mama operada, à prevenção e regressão do linfedema, que é um doloroso inchaço do braço, à qualidade do sono, à prevenção do estresse e à recuperação mental.

Em seguida, durante quatro semanas, cada uma completou um diário, dando informações sobre a prática dos exercícios e os motivos caso não houvesse praticado. As principais justificativas para a não realização foram a falta de condições emocionais, como desmotivação ou preocupação com exames, compromissos sociais, como finais de semana com familiares e viagens, a falta de tempo, efeitos colaterais da quimioterapia ou radioterapia, dores ou mau condicionamento físico. "Quando nos reunimos no grupo, o assunto parte delas mesmas, assim ficam livres para falar do que precisam. Aproveitamos as experiências das próprias mulheres para enfrentar os problemas", diz a enfermeira.

Auxiliando na recuperação
O principal objetivo dos exercícios é evitar ou diminuir o edema e auxiliar na recuperação dos movimentos do braço e ombro, danificados pela retirada de músculos na cirurgia. A operação também pode ter outras conseqüências, como problemas de circulação, dor ou falta de sensibilidade, hiperpigmentação da pele, fibrose ou endurecimento da mama, alterações na forma da parede toráxica e da axila, complicações pulmonares e de postura. A prática de exercícios auxilia na maioria dos casos, que podem se manifestar a qualquer momento da vida, como o edema, que dificilmente se recupera por completo. No Brasil, o câncer de mama é o tipo que mais causa mortes entre as mulheres.

O REMA, sediado na EERP, é constituído por profissionais de várias áreas de saúde. Fundado em 1989, tem como objetivo auxiliar na recuperação física, emocional e social de mulheres que passaram pela mastectomia, acompanhando inclusive os familiares, promover a capacitação de profissionais que atuem na área, realizar pesquisas e programas de prevenção ou detecção de câncer de mama. Recentemente, a equipe elaborou um Manual de Orientações para as pacientes e agora prepara um vídeo sobre os exercícios que devem ser praticados, desde os primeiros dias depois da cirurgia.







· vínculos:
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

· mais informações:
(0XX16) 602-3448

sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  boletim |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br