Revista Alterjor, Vol. 2, No 10 (2014)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Uma história que permanece viva

Enio Moraes Jr, Camila Câmara, Naíla Almeida, Uly Barbosa, Victória Neumann

Resumo


O jornalismo e o ensino do jornalismo cumprem seu papel quando ajudam a contar e a recontar a história, resgatando, em documentos ou por meio da fala de cidadãos, a memória de um povo. A seguir, quarto reportagens e uma entrevista realizadas por quatro alunas do curso de jornalismo da ESPM-SP. Os textos são produto de um trabalho experimental das alunas na disciplina "Apuração e Texto Jornalístico", ministrada no primeiro ano da faculdade. A ideia central era que as estudantes articulassem, em suas matérias, informações de fontes documentais com entrevistas com personagens que viveram a ditadura no Brasil ou que pudessem falar, como especialistas, sobre o assunto.

Palavras-chave: ensino do jornalismo; entrevistas; história brasileira


Texto Completo: PDF


ISSN: 2176-1507

Universidade de São Paulo | Escola de Comunicações e Artes

Licença Creative Commons 2009 - 2015 - Alterjor: Jornalismo Popular e Alternativo
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 (visualizar mapa)
Prédio 2 - sala 32 - Cidade Universitária
Butantã - São Paulo - SP

CEP 05508-020