ISSN 2359-5191

AUN publica série de reportagens especiais
Nessa semana os leitores da Agência Universitária de Notícias (AUN) poderão conferir seis reportagens especiais escritas por alunos do 3º semestre de Jornalismo do período matutino, as quais serão publicadas em dois boletins. A iniciativa busca desenvolver a capacidade destes futuros profissionais jornalistas de criarem e desenvolverem grandes reportagens, capazes de levar aos leitores temas e questões fundamentais da sociedade contemporânea, contribuindo, de forma positiva, para sua percepção crítica da realidade, ao mesmo tempo em que coloca a AUN em sintonia com uma das principais tendências do jornalismo mundial desenvolvido no âmbito das agências de notícias. “O desenvolvimento de grandes reportagens coloca a AUN dentro de uma das principais tendências do jornalismo mundial praticado em agências de notícias, que é manter a rapidez e a confiabilidade na produção de dados e notícias, aliada à criação de grandes narrativas jornalísticas, capazes de trazer para o leitor informações que contribuam quantitativamente, mas, sobretudo, qualitativamente, para a melhora de sua percepção crítica dos grandes temas e questões da contemporaneidade”, explica André Chaves de Melo Silva, um dos professores responsáveis pela AUN.
As matérias com conteúdo aprofundado mostram que o diferencial de uma grande reportagem está no seu enfoque (olhar diferenciado), na apuração detalhada (o que, inclui, muitas vezes, entrevistas com fontes de opiniões antagônicas) e em sua capacidade de tecer um amplo panorama sobre uma determinada temática, colaborando, de forma informativa e interpretativa, com a sociedade, cujos impostos mantêm a USP como uma universidade pública, gratuita e de qualidade.
A escolha dos temas foi feita por meio de reuniões de pautas onde os grupos de alunos pesquisaram dados, levantaram hipóteses e definiram o enfoque a ser dado para cada reportagem. Como resultado desta primeira edição da iniciativa, os leitores poderão entrar em contato com textos sobre a crise hídrica, ondas gravitacionais, aplicativos de relacionamento, dependência química, transgêneros e violência.
A série especial “Grandes Reportagens” foi coordenada pelo professor do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), André Chaves de Melo Silva, responsável pela disciplina CJE0590 Laboratório Agência de Notícias.
Boa leitura!
Boletim ano: 49 - Edição: 109 - em 25/08/2016
Sociedade
Raio-X da Violência: autos de resistência dão base à cultura do homicídio
Na lógica da violência como controle social, autos expõem a face e as causas mais obscuras dos assassinatos

Ciência e Tecnologia

Descobertas abrem novos campos na astrofísica

Previstas por Einstein há cem anos e detectadas recentemente, ondas gravitacionais oferecem informações e mecanismos para estudar buracos negros

Sociedade

Em luta: as mazelas da população trans

Além da transfobia diária, a comunidade tem que lidar com precariedade do sistema no que se refere a direitos e saúde

Destaques

Amor na era dos aplicativos

Pesquisa investiga ampliação da visibilidade das artes brasileiras

Enzima bacteriana encontrada em grupo de amebas reforça teoria da endossimbiose

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br