ISSN 2359-5191

27/10/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 92 - Saúde - Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Chá do santo Daime pode prejudicar gravidez

São Paulo (AUN - USP) - O chá do santo Daime (ayahuasca) ministrado em ratas prenhes causou alterações no desenvolvimento dos fetos, revela pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. O objetivo do trabalho foi determinar a possibilidade de danos ao embrião causados pela exposição frequente à ayahuasca. O projeto foi desenvolvido pela doutoranda Carolina Dizioli Rodrigues de Oliveira, com orientação do professor Maurício Yonamine.

Na primeira fase da pesquisa, os animais receberam três doses diferentes de extrato de ayahuasca, entre o sexto e o vigésimo dia de gestação, período de formação dos órgãos e de desenvolvimento fetal nos roedores. Nessa etapa, foi possível verificar que houve poucas alterações fetais nas ratas que ingeriram as duas menores doses. As que receberam a dose maior, dez vezes mais concentrada, apresentaram redução na ingestão de alimentos e elevada toxicidade materna. Entre os danos provocados ao feto, estão alterações esqueléticas, diminuição do peso corporal, além do aparecimento de ventrículos laterais, ventrículo central e pelve renal dilatados.

Na segunda fase, as ratas foram diariamente expostas à menor dose de ayahuasca, do sexto dia de gestação ao décimo dia da lactação, e os filhotes observados por 120 dias após o nascimento. Carolina conta que os filhotes das ratas que ingeriram a ayahuasca apresentaram mudanças de comportamento. Os parâmetros comportamentais de modelos animais para depressão e ansiedade foram afetados. ??Os estímulos de reação e interação social estavam diminuídos?, revela.

No Brasil, há uma grande dificuldade para a realização desses testes diretamente em seres humanos. A solução que alguns pesquisadores encontram é avaliar as alterações ocorridas em indivíduos que já são usuários do chá. Segundo Carolina, ??tudo tem que ser colocado com muito cuidado, porque o resultado com os ratos nem sempre é igual a um resultado com humanos.?

A utilização do chá do santo Daime no Brasil é comumente relacionada a cultos religiosos. Envolvido em polêmicas, recentemente foram estabelecidas normas para o seu consumo. Mesmo assim, há poucas informações toxicológicas ligadas à ayahuasca. ??Essa pesquisa é pioneira na questão dos riscos de seu consumo durante o período de gravidez?, conta Carolina.

Leia também...

Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br