ISSN 2359-5191

21/12/2005 - Ano: 38 - Edição Nº: 22 - Ciência e Tecnologia - Escola Politécnica
POLI pesquisa alternativas para lodo

São Paulo (AUN - USP) - A Grande São Paulo produz, diariamente, 100 toneladas de lodo, que é lançado diretamente nos rios, causando assoreamento dos leitos e problemas ecológicos. Mas a engenheira Gladys Fernandes Januário, em sua dissertação de mestrado para a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), buscou alternativas para destinação do lodo, como os aterros, o esgoto ou a produção de cerâmica.

Segundo Gladys, as alternativas já conhecidas são a disposição em aterros ou o lançamento no sistema de esgotos. ??O método [disposição em aterros] exige a desidratação do material por adensamento (flotação ou gravidade) ou sistemas mecânicos (filtro prensa ou centrífuga). Os resíduos também podem ser enviados para Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs), o que dispensa a retirada da parte líquida?.

Outra alternativa, que vem sendo estudada, é a utilização do lodo na produção de cerâmica. ??O lodo é composto, basicamente, de areia, silte, argila, precipitados de ferro e alumínio usados no tratamento e matéria orgânica. Misturado com argila, o resíduo desidratado pode ser empregado em telhas e tijolos sem função estrutural?, afirma Gladys. ??No Brasil, as empresas têm feito testes físicos e químicos nas peças produzidas e experiências na Unicamp não detectaram riscos ambientais no manuseio do material?.

A engenheira afirma que, apesar da possibilidade, as Estações de Tratamento de Água não planejam adaptar-se para a produção de cerâmica. ??Porém, o problema dos lodos pode ser resolvido de várias formas, e não apenas com a adoção de uma única técnica?, afirma.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br