ISSN 2359-5191

21/12/2005 - Ano: 38 - Edição Nº: 22 - Ciência e Tecnologia - Instituto de Estudos Avançados
Revista Estudos Avançados focaliza América Latina

São Paulo (AUN - USP) - O futuro do Mercosul, a questão das drogas na Colômbia, a era Chávez, a economia e política argentinas. A América Latina volta a ser o foco do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA) com a publicação do número 55 da revista Estudos Avançados.

O dossiê América Latina discute os problemas e desafios dos países latino-americanos para este século. A revista traz ainda um minidossiê que aborda a questão energética, relembrando a obra do sociólogo Florestan Fernandes, morto há 10 anos.

Além desses, outros temas são debatidos na revista, como: a dimensão colonizadora da globalização, a segurança alimentar latino-americana e a Rebelião de Chiapas, no México ?? mobilizada por um grupo armado de origem indígena, o Exército Zapatista de Libertação Nacional, em janeiro de 1994. O artigo ??Das montanhas mexicanas ao ciberespaço?, de Paulo Henrique Falco Ortiz, diretor da TV USP, reitera a originalidade deste movimento no contexto das lutas populares na América Latina, devido ao seu potencial de conquistar espaço nos meios de comunicação.

Colômbia e Chávez

Colunista dos jornais El Tiempo e El Colombiano, o jornalista Leon Valencia trata de um dos temas mais delicados da América do Sul: a questão do tráfico de drogas na Colômbia. O artigo ??Drogas, conflito e os Estados Unidos ?? a Colômbia no início do século? discute o cultivo da coca e, principalmente, a relação entre cultivos ilícitos e grupos armados ilegais. Segundo Valencia, a ilegalidade é o que potencializa o problema. ??Seria preciso pôr em marcha um processo de reindustrialização do país e um projeto de reformas sociais profundas [...], além de uma flexibilização das políticas proibitivas das drogas, adotando formas persuasivas de reduzir o consumo?, propõe o jornalista.

Outro tema não menos importante, e razão de agitações políticas, econômicas e sociais no continente, a era Chávez (presidente venezuelano) é discutida por Rafael Duarte Villa, professor do Departamento de Ciência Política da USP, no ensaio ??Venezuela: mudanças políticas na era Chávez?. Villa analisa as mudanças políticas provocadas por Chávez em quatro momentos: auge e queda do Pacto de Punto Fijo; o início do fenômeno chavista; a polarização social e política na Venezuela de Chávez; e a Venezuela pós-referendo.

A revista Estudos Avançados será lançada no dia 22 de dezembro, às 10h, na sede do IEA. O instituto fica na avenida Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br