ISSN 2359-5191

21/12/2005 - Ano: 38 - Edição Nº: 22 - Sociedade - Paço das Artes
Temporada de Projetos traz artistas contemporâneos ao Paço

São Paulo (AUN - USP) - Acontecem no Paço das Artes até o dia 23 de dezembro as exposições da artista paulistana Edith Derdyk, que utiliza páginas de papel em branco como o principal objeto de suas instalações, e de Sérgio Belinchón, artista espanhol que aborda a questão da urbanidade em suas fotografias e vídeos. Ambas as mostras fazem parte da Temporada de Projetos 2005-2006. Surgido em 1996, o programa Temporada de Projetos abre espaço para a produção artística emergente, assim como para jovens curadores e críticos no Brasil. O atual formato prevê a abertura de inscrições a cada dois anos. Os projetos selecionados são expostos no Paço durante esse período. Nesta 5ª edição, serão realizadas 22 exposições individuais e duas curadorias selecionadas entre os projetos inscritos. Paralelamente, estão previstas no programa mostras individuais ou retrospectivas de artistas brasileiros e estrangeiros, com trajetórias já consolidadas. Edith Erdyk e Sérgio Belinchón participam como artistas convidados.

Resultado de parceria firmada entre o Paço das Artes e a Embaixada da Espanha, a exposição de Sérgio Belinchón apresenta fotografias e vídeos do artista valenciano. São exibidas 11 fotografias, pertencentes a quatro séries distintas, Ciudades Efímeras, Chile, Suburbia e Paraíso e quatro vídeos. Tanto os vídeos quanto as fotografias têm como tema central o papel das cidades nos dias atuais. A partir do questionamento sobre as funções das cidades contemporâneas, o artista reflete sobre a posição da fotografia nesse contexto. A fotografia não pôde retratar o início da cidade, mas é capaz agora de testemunhar seus novos rumos e é isso que Sérgio Belinchón pretende em suas imagens.

Já a mostra individual Manhã, da artista paulistana Edith Derdyk, reúne trabalhos em vídeo e instalações como Vento Branco, composta por milhares de folhas de papel brancas empilhadas no chão e perfuradas por uma agulha de metal. Segundo a artista, a intenção era provocar a imagem de um movimento parado no ar, como se alguém folheasse páginas de um livro em branco. A mesma idéia está presente no vídeo Folha folha, em que dedos manuseiam as páginas brancas de um livro. Há ainda a instalação que dá nome à mostra de Edith Derdyk e que mostra folhas brancas sobrepostas sobre uma chapa de metal, revelando espaços vazios e frestas iluminadas pela luz que as atravessa.

A abertura da exposição dos dois artistas fez parte da programação da Virada Cultural, que aconteceu em São Paulo nos dias 19 e 20 de novembro. Foram apresentados também performances, vídeos e o projeto ??12 horas de Plantão de Crítica?, no qual artistas novos puderam trazer seus portfolios para serem analisados.

Paço das Artes: Av. da Universidade, 1, Cidade Universitária. Telefone: 3814-4832. Horários: Terça a sexta das 11h30 às 19h. Sábado, domingo e feriados das 12h às 17h30. Entrada franca.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br