ISSN 2359-5191

20/06/2001 - Ano: 34 - Edição Nº: 12 - Sociedade - Paço das Artes
Rede de Tensão se estende para Paço das artes

São Paulo (AUN - USP) - Rede de Tensão é, mais do que nunca, o nome perfeito para uma mostra que pretende retratar a cidade reunindo uma diversidade de manifestações sociais. Já como tema central da Bienal 50 anos, a mostra foi agora estendida para o Paço das Artes. Daniela Bousso, curadora de ambas, iniciou seu trabalho de pesquisa ano passado, com a idéia de realizá-lo na galeria localizada na Cidade universitária. Com a comemoração da Bienal e o convite para organizar o evento, resolveu levar a proposta para os dois espaços.

A idéia de Rede de Tensão é trazer a cidade para o espaço da mostra por meio de manifestações culturais populares e eruditas. O público se depara, então, com uma cidade completamente fragmentada e, em muitos pontos, chocante. Um bom exemplo é a instalação de vídeo de Rachel Rosaler, na qual um vídeo é projetado em uma das paredes de uma sala escura e é refletido por uma série de espelhos posicionados ao redor do ambiente. O observador vê a imagem da cidade com cenas eróticas projetadas nas paredes de grandes prédios e ruas, e devido ao jogo de espelhos sua própria sombra também interfere na obra. Esse é um outro aspecto importante procurado pela curadoria: fazer com que as pessoas parem e olhem para a cidade em que vivem, repensando assim os efeitos que o urbano tem na sua própria identidade e reconhecimento.

A fragmentação se dá também no campo das manifestações artísticas, que são muitas. A curadora resolveu integrar artes plásticas, arquitetura e design, incluindo também, no Paço das Artes, apresentações de dança, cinema e música. ??A nossa proposta é trazer a manifestação espontânea para dentro do museu, sem museificá-la?, esclarece Daniela, que procura um tom ativo para a mostra organizando oficinas de dança, música e grafite durante a exposição e planejando também debates que devem aprofundar as questões abordadas.

Essa combinação de artes, arquitetura e design, está em grande debate atualmente entre críticos e professores da área. A Bienal, mais uma vez, levanta polêmica. A arte tem fronteiras definidas? Podemos olhar para arquitetura e design como olhamos para ela? Esses profissionais devem adaptar-se ao novo meio ou simplesmente se reter a seu conhecimento? ??Poderíamos até associar o nome da mostra dentro dessa discussão, em todos os sentidos, Rede de Tensão? afirma André Lenz designer gráfico do Paço.

A mostra estará exposta até o dia 29 de Julho e conta também com debates teóricos dias 23 e 24 de Junho, a partir das 11h30. O Paço das Artes fica na Avenida da Universidade, 1 ?? Cidade Universitária.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br