ISSN 2359-5191

03/07/2007 - Ano: 40 - Edição Nº: 34 - Sociedade - Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina
VI Semana dos Museus discute novas perspectivas para a área

São Paulo (AUN - USP) - A VI semana dos museus da Universidade de São Paulo, realizada de 15 a 18 de maio, teve como tema ??Museus hoje: desafios da contemporaneidade?. Realizado a cada dois anos pela Comissão de Patrimônio Cultural da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, o ciclo de debates e palestras contou com destacados teóricos de diversas instituições nacionais, além de européias e latino-americanas. A contribuição de pensadores pertencentes a diferentes realidades sócio-culturais propicia um enriquecimento do diálogo e uma maior troca de experiências.

A temática ??Museus hoje: desafios da contemporaneidade? visa buscar novas formas de posicionamento dos museus frente às mudanças de paradigma no mundo das artes e da cultura. O evento tem como público alvo estudantes das áreas de Museologia, Artes Plásticas, Antropologia, História, Etnologia e outros, além de profissionais atuantes em museus e público interessado em geral.

Durante a conferência inaugural, o diretor do Programa de Estudos e Museus da Universidade de Nova York, Bruce Altshuler, buscou responder à indagação O que, agora, é museu? Ao abordar a história dos museus e a sua evolução, necessariamente ligada à evolução dos movimentos artísticos, Altshuler destacou a importância da obra do francês Marcel Duchamp, que revolucionou a relação entre artista, museu e público.

Altshuler também discorreu sobre novas práticas das instituições museológicas , como a rotatividade do acervo, a integração entre as políticas dos museus e a participação da iniciativa privada em exposições.

A mesa-redonda 1, em que participaram os diretores dos quatro museus estatutários da USP, teve como tema ??Desafios da contemporaneidade para os museus universitários?, e procurou discutir o tema geral do evento.

A segunda mesa-redonda teve como tema ??O museu como lugar da imaginação?, e teve a participação de Ulpiano Bezerra de Menezes, Francisco Brugnoli, José Reginaldo Gonçalves, com moderação de Helouise Costa.

Também foram temas de discussão ??O corpo e suas metáforas: materialidade e gestual idade nos museus?, com participação de Maria Helena Machado, Lauro Zavala e Toshio Watanabe; e ??A institucionalização da memória pelos museus: a dialética entre memória e esquecimento, poder e saber, cultura e barbárie?, com Maria Cecília Lourenço, Valeria Fraser e Marcelo Cunha.

A seção de debates discutiu sobre novas perspectivas nas áreas de: conservação em museus; educação; exposição em museus e museus comunitários. Também foram realizadas atividades setoriais nos museus da USP, com visitas orientadas em suas sedes. Durante o fórum de encerramento, o tema para a próxima Semana dos museus, a ser realizada em 2009, foi tirado em plenária e aprovado: ??O museu na cidade e a cidade no museu?.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br