ISSN 2359-5191

08/10/2007 - Ano: 40 - Edição Nº: 55 - Sociedade - Museu de Zoologia
Exposição recupera importância dos rios paulistas

São Paulo (AUN - USP) - Do Rio Grande ao Rio Paranapanema: exposição desvenda a importância e o histórico de descobrimento dos rios do oeste paulista. Rios da Comissão Geográfica e Geológica ?? Documentos do Passado (1886 ?? 1910) é uma exposição itinerante do Museu Geológico Valdemar Lefèvre (MUGEO) que até o dia 12 de dezembro pode ser visitada no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. A exposição oferece ao visitante a possibilidade de conhecer um pouco da trajetória de reconhecimento do território paulista.

Com o acelerado crescimento econômico de São Paulo advindo principalmente da cafeicultura, surgiu a necessidade de se conhecer o território paulista. Assim, em 1886 foi criada, pelo Governo do Estado de São Paulo e patrocinada pela elite cafeeira, a Comissão Geográfica e Geológica ?? CGG, que além de realizar pesquisas sobre o clima e solo paulista fez um importante trabalho de reconhecimento da hidrografia do Estado. Todo esse conhecimento tornou-se base para a ocupação territorial das terras desconhecidas do estado de São Paulo.

As pesquisas realizadas pela Comissão, assim como o acervo reunido, deram origem a importantes instituições como Instituto Florestal, Instituto de Botânica, Instituto Geológico, Instituto Geográfico e Cartográfico, Instituto Astronômico e Geofísico/USP, Museu Paulista/USP, Museu de Zoologia/USP. Colaboraram para o sucesso da Comissão famosos pesquisadores como o engenheiro, geógrafo e historiador brasileiro Theodoro Sampaio; o naturista sueco Albert Loefgren e o geógrafo e geólogo americano Orville Adelbert Derby.

Segundo o curador da exposição e diretor do MUGEO, Fernando Pires, a idéia da exposição surgiu a partir dos álbuns fotográficos e informações obtidas pelas expedições realizadas pela Comissão Geográfica e Geológica que mostram como eram os rios do oeste paulista do século 19 e início do século 20. Assim para conhecer um pouco mais sobre a hidrografia do oeste paulista, o visitante tem a sua disposição 28 painéis fotográficos que desvendam um pouco dos rios do oeste paulista entre 1886 a 1910. Além disso, um multimídia interativo contendo o registro iconográfico completo desta fase da comissão acompanha a exposição.

Serviço
Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo
Endereço:
Avenida Nazaré, 481 - Ipiranga. São Paulo
Informações: (11) 6165-8100 ou www.mz.usp.br

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br