ISSN 2359-5191

12/11/2007 - Ano: 40 - Edição Nº: 78 - Educação - Centro de Biologia Marinha
Curso ensina educadores a despertar a curiosidade das crianças pelo meio ambiente

São Paulo (AUN - USP) - Mostrar aos educadores que trabalham com o público infantil maneiras de ensinar que utilizem o ar livre é o objetivo do mini-curso ??Aprendendo com a Natureza?. Essa é uma iniciativa do Centro de Biologia Marinha da USP (CEBIMar) e do Instituto Terra e Mar. Ele será ministrado nos dias 8 e 15 de dezembro em São Sebastião.

Essa é uma espécie de reedição do mini-curso ??Educação ao Ar Livre?, que foi dado em setembro deste ano. A diferença é que esse enfocará o público infantil, de crianças entre os 3 e os 8 anos de idade, aproximadamente. Segundo Patrícia Schubert, educadora do Instituto Terra e Mar que ministrará parte das atividades, ??no curso anterior a gente teve um público bem variado, que incluía professores da rede pública, educadores de ONGs etc. Mas todos tinham contato com o público infantil?. Outro motivo elencado pela educadora para esse direcionamento é o fato de que ??se conseguirmos atingir o público infantil, é mais fácil termos adultos ecologicamente conscientes?.

São mostradas aos participantes várias maneiras de ensinar de modo divertido. Um exemplo é a atividade das ??cotias coletoras?, que foi uma das abordadas na primeira edição. O seu objetivo é mostrar aos alunos que as cotias são disseminadoras de sementes. Nela, as crianças são as cotias e têm que esconder e encontrar as sementes em um determinado tempo. Outra é intitulada ??diversidade vegetal em 1m²?. Demarca-se uma área de 1m² com barbante e pede-se aos alunos que meçam a diversidade vegetal do lugar. ??? uma atividade simples e altamente adaptável?, diz Patrícia. Diversos tipos de terrenos podem ser utilizados e é possível pedir aos alunos para procurarem por animais, ao invés de plantas, por exemplo.

As inscrições para o mini-curso vão até o dia 3 de dezembro. São 20 vagas. A hospedagem é por conta do interessado, mas o blog do projeto (http://educacaoaoarlivre.blogspot.com/) dá dicas sobre hotéis e pousadas da região.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br