ISSN 2359-5191

14/11/2007 - Ano: 40 - Edição N¬ļ: 80 - Educação - Editora da USP
Festa do Livro da USP √© ‚??anti-Bienal‚?Ě

São Paulo (AUN - USP) - Para o professor Plínio Martins Filho, presidente da Editora da Universidade de São Paulo (Edusp), a festa é uma oportunidade para as pequenas editoras, que muitas vezes não têm espaço nas grandes livrarias. A 9ª edição da Festa do Livro da USP reunirá mais de 100 editoras com no mínimo 50% de desconto em todo seu catálogo.

O professor brinca que a Festa do Livro √© uma esp√©cie de ‚??anti-Bienal‚?Ě, porque ao contr√°rio do que acontece na Bienal do Livro, nem o leitor, nem o editor tem algum custo extra. O leitor que n√£o gasta com estacionamento, bilheteria ou com alimenta√ß√£o, normalmente supervalorizada neste tipo de evento.

A editora, por outro lado, não tem de pagar as altas taxas para montagem de seus stands na Bienal. Valor que chega a excluir algumas das editoras menores, que estão presentes na festa. Além disso, as editoras não podem fazer tantos descontos quanto os aplicados na USP. O professor ainda acrescenta que em três dias de festa muitas editoras vendem mais do que em dez dias de Bienal do Livro.

Apesar de estar mais voltada para os alunos e professores da USP, o evento √© aberto ao p√ļblico em geral. Esse p√ļblico mais focado, contudo, faz com que os livros comercializados tenham um conte√ļdo mais acad√™mico. As √ļnicas exig√™ncias feitas √†s editoras s√£o o m√≠nimo de 50% de desconto nos livros e que elas tragam seu cat√°logo completo e n√£o somente os livros ‚??encalhados‚?Ě. O professor Pl√≠nio comenta que trata-se do desconto da livraria repassado para o pr√≥prio consumidor.

Algumas editoras de grande porte j√° se propuseram a participar da festa, mas foram recusadas. O professor explica que as publica√ß√Ķes dessas editoras √†s vezes n√£o t√™m o mesmo enfoque do material comercializado na Festa (livros acad√™micos), al√©m de todas elas j√° terem bastante espa√ßo para divulgar seu material nas grandes livrarias.

O valor do desconto mínimo é de 50%, mas nada impede que outros maiores ocorram, como acontece com livros com pequenos defeitos, ou danificados por consignação, vendidos a preço de custo.

A Festa do Livro da USP ocorrerá entre os dias 21 e 23 de novembro, das 9 às 21h, no prédio da História e Geografia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH). A entrada é franca.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edi√ß√Ķes Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de S√£o Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunica√ß√Ķes e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Respons√°veis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conte√ļdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br