ISSN 2359-5191

17/12/2007 - Ano: 40 - Edição Nº: 99 - Sociedade - Instituto de Estudos Brasileiros
Roda de leitura na USP explora sonoridade e ritmo em Guimarães Rosa

São Paulo (AUN - USP) - ??Felicidade se acha é só em horinhas de descuido?. ? essa a frase mais conhecida do conto Barra da Vaca, de Guimarães Rosa. E é também com essa certeza que Rosa Tane se reúne, todas as quartas-feiras, no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, para uma roda de leitura das obras do escritor mineiro.

O projeto já dura quatro anos e foi uma iniciativa do professor Dieter Heidemann, estudioso de Guimarães. Desde então, todas as semanas um grupo de pessoas se reúnem em meio a Diadorins e Riobaldos, seja no Morro da Garça ou em Mutum, que se fazem presentes na sala do IEB, sempre às 18 horas.

Segundo Rosa, a diferença em ler Guimarães em voz alta não é só a sonoridade, mas a própria narrativa: ??Precisamos parar, ouvir, se lembrar um pouco da fala do pessoal mineiro. Quando você faz a leitura de Guimarães sozinho, você encontra uma série de dificuldades. Tem uma série de palavras que você não sabe o que é. ? extremamente difícil, mas por outro lado extremamente vibrante, instigante?, relata.

A paixão por Guimarães não é desde sempre. Rosa conta que também teve um período em que não gostava ou não entendia a escrita neologística ou rebuscada do autor. A distância, no entanto, foi amenizada por inúmeras visitas a Cordisburgo, cidade onde o escritor nasceu, e onde ??se respira Guimarães?. Desde então ela e um grupo de amigos e admiradores do autor se reúnem e alimentam essa devoção.

A roda é gratuita, aberta a todos que gostem de Guimarães e queiram compartilhar seus textos em voz alta. As obras são escolhidas ao gosto dos participantes. Rosa conta que já leram diversos contos soltos, passando pelo romance Grande Sertão: Veredas e também por coletâneas, como Sagarana e Corpo de Baile.

Para ler Guimarães ao lado de Rosa não é preciso conhecer o autor ou já ter visto qualquer obra dele. Basta estar disposto a encontrar a felicidade, em pequenas horinhas de descuido.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br