ISSN 2359-5191

17/12/2007 - Ano: 40 - Edição Nº: 99 - Educação - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Economia da USP financia jovens talentos acadêmicos

São Paulo (AUN - USP) - Qualquer universidade precisa de uma constante renovação de seu quadro de professores para que possa sempre agregar novos talentos e diferentes conhecimentos. Para potencializar esse processo, há três anos o Departamento de Economia da Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA) vem dando seguimento ao projeto Jovens Doutores.

O projeto surgiu de forma embrionária no mandato do professor Ricardo Abramovay, em 2004 e foi mantido pelo atual chefe de departamento e professor Joaquim Guilhoto com verba da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Seu principal objetivo é investir em novos talentos acadêmicos na área de economia criando um banco de possíveis docentes e também de produção intelectual através de artigos e pesquisas.

Inicialmente, o projeto busca os alunos que estejam terminando doutorado para participar de um processo seletivo que inclui três cartas de recomendação, histórico escolar, principais publicações, currículo vitae e o projeto de pesquisa. Um dos principais objetivos dos Jovens Doutores, porém, é divulgar de forma mais extensa o projeto, para que mais pessoas possam participar das admissões. As candidaturas são avaliadas por uma comissão composta pelo chefe de departamento, coordenador de graduação, coordenador e vice-coordenador de pós-graduação e mais um professor. O número de vagas disponibilizado sempre depende, claro, do tamanho de verba ainda disponível.

A comissão geralmente busca os jovens doutores de acordo com as necessidades do departamento, mas sempre priorizando a qualidade do trabalho dos participantes. Todos os selecionados possuem total liberdade dentro da sua linha de pesquisa.

O projeto financia a produção científica dos participantes e em troca divulga o nome da FEA. Atualmente participam do projeto cinco jovens doutores e três participantes anteriores já estão em processo de contratação pelo departamento. Segundo Guilhoto, por ser um projeto ainda muito novo, ??a gente mede o sucesso mais por essa parte acadêmica e pela qualidade das publicações? e completa, ??e nisso achamos que ele é um sucesso?.

O objetivo atual do projeto é ampliar seus recursos além do apoio da FIPE para financiar mais jovens doutores e continuar esse processo de renovação constante mais rapidamente.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br