ISSN 2359-5191

17/12/2007 - Ano: 40 - Edição Nº: 99 - Sociedade - Instituto de Estudos Avançados
Revista na USP lança Dossiê sobre o Crime Organizado

São Paulo (AUN - USP) - Os ataques do Primeiro Comando da Capital, grupo criminoso conhecido pela alcunha de PCC, no ano passado, na capital paulista, trouxeram à opinião pública a questão da violência e o problema das organizações criminosas, que há muitos anos emergem no Brasil. A fim de analisar esse fenômeno e lançar vistas sobre a situação carcerária e a violência no país, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP lança, no próximo dia 12, o Dossiê Crime Organizado, na 61ª revista do Instituto.

Segundo seu editorial, a publicação pretende analisar o processo que levou à despontarem os grupos criminosos organizados, com enfoque especial nos ataques do PCC, mas sem deixar de equacionar os impactos das prisões na sociedade, a situação dos detentos e ter abordagens ??francamente polêmicas?.

??O leitor encontrará nestas páginas reflexões sociológicas sobre a criminalidade organizada nas prisões, com ênfase nas ações do PCC; interpretações políticas globalizantes; o trabalho da Inteligência que procura dar um estatuto racional ao combate ao tráfico; pressupostos da atual Política Nacional de Segurança Pública; enfim, depoimentos de quem está com a mão na massa: delegados, promotores, advogado, juízes, além de agentes da Pastoral Carcerária?, detalha o editorial.

Um dos destaques da publicação fica com um assaltante condenado, que reflete sobre sua condição e a rotina na carceragem. Além disso, há artigos de Sérgio Adorno, Luiz Eduardo Soares e outros pesquisadores que se debruçaram sobre o tema.

O dossiê ainda abre espaço para uma análise da violência nos documentários brasileiros, traçando semelhanças e distanciamentos entre quatro das principais produções do gênero nos últimos tempos no país: Notícias de uma guerra particular, de João Moreira Salles e Kátia Lund, ?nibus 174, de José Padilha, Justiça, de Maria Augusta Ramos e Falcão: meninos do tráfico, de MV Bill e Celso Athayde.

Serviço
O lançamento da revista do IEA será acompanhado de uma mesa-redonda com Getúlio Bezerra Santos (delegado da Polícia Federal), Alba Zaluar (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Guaracy Mingardi (Ministério Público do Estado de São Paulo) e Valdir João Silveira (vice-coordenador nacional da Pastoral Carcerária, CNBB), todos autores do Dossiê.

O lançamento acontece às 15h no auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo. Haverá transmissão ao vivo pela Internet em www.iea.usp.br/aovivo. Mais informações no telefone (11) 3091-1675. Os textos estão integralmente disponíveis no site do Instituto.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br