ISSN 2359-5191

17/12/2007 - Ano: 40 - Edição Nº: 99 - Meio Ambiente - Instituto de Pesquisas Energéticas
Lixo industrial transforma-se em matéria-prima no Ipen

São Paulo (AUN - USP) - Uma tese defendida no Centro de Química e Meio Ambiente (CQMA) do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) propõe uma alternativa para reaproveitamento de resíduos industriais como as aparas de politetrafluoroetileno (PTFE), resultantes da fabricação de fitas de vedação e conexões utilizadas em estruturas hidráulicas.

O polietileno linear gera em grandes quantidades o PTFE como subproduto. A fábrica que contribuiu com a pesquisa fornecendo o material produz cerca de oito toneladas por ano do que antes era só um rejeito. Uma vantagem da alternativa é o menor custo de produção.

??Há empresas brasileiras fazendo testes, e a partir destes, faremos a adaptação para a escala industrial. Não estou conduzindo pesquisas no tratamento de resíduos de outros plásticos. Só o PTFE tem uma grande variedade de aparas com diferentes composições?, explica o pesquisador.

A pesquisa de Ferreto, orientada por Luis Filipe Carvalho Pedroso de Lima, promete mudanças para a indústria. A demanda de polímeros em países industrializados só cresce. Atualmente a produção para o Brasil é feita no exterior e "além disso, trata-se de um processo caro", explica Ferreto.

Os polietilenos têm resistência a raios ultravioleta e a produtos químicos, permitindo o seu uso para armazenar produtos agrícolas e industriais, por exemplo. O pesquisador ainda destaca que a maioria das resinas do material têm o uso regulamentado pela FDA, instituição responsável nos Estados Unidos pela aprovação de medicamentos e alimentos, frisa o pesquisador.

A pesquisa de Ferreto ainda reforça a tendência de pesquisas acadêmicas trazerem soluções para problemas ambientais de indústrias.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br