ISSN 2359-5191

09/04/2008 - Ano: 41 - Edição Nº: 14 - Sociedade - Museu Paulista
Música do tempo de D. João VI é interpretada no Museu Paulista

São Paulo (AUN - USP) - Músicas do tempo de D. João VI foram apresentadas no Museu Paulista da Universidade de São Paulo (Museu do Ipiranga). O evento gratuito em comemoração aos 200 anos da vinda da família real portuguesa para o Brasil se iniciou no meio da tarde do domingo e levou várias pessoas de diversas idades ao museu para ouvir as sopranos Luiza Sawaya e Lúcia Lemos, o regente e pianista Achille Picchi e o quarteto de cordas da UNESP (Universidade Estadual Paulista). O evento foi realizado no último dia 30.

Luiza Sawaya é uma soprano brasileira bastante experiente, possui seis Cds gravados e é especialista em modinhas e ludus, gêneros musicais do século XIX . A portuguesa Lúcia Lemos está no país pela primeira vez e também possui uma longa trajetória na carreira, leciona técnica vocal e canto. Juntamente com os músicos que formam o quarteto de cordas da Universidade Estadual Paulista as duas estavam sob a regência de Achille Picchi, prestigiado pianista, compositor e estudioso brasileiro.

A maior parte do público assistiu sentado ao espetáculo, a organização do evento teve que providenciar mais cadeiras, pois o espaço estava lotado. O salão nobre, onde foi realizado o evento, abriga o famoso quadro ??Independência ou Morte? de Pedro Américo de Figueiredo e Melo. No local havia ainda vitrines com exposições de objetos comemorativos e até de mechas de cabelo de membros da família real. Rodeados de cédulas, selos e obras de arte o público aprovou o espetáculo. ??Eu costumo freqüentar o museu do Ipiranga, mas nunca tinha escutado músicas do tempo do D. João VI, gostei muito do que eu ouvi?, revelou Fernanda Meirinha, que estava na platéia.

Outros que estavam assistindo a apresentação também manifestaram seu entusiasmo como Magna da Silva que foi conquistada pela experiência inédita e afirmou: ??estava bastante curiosa para saber um pouco mais sobre composições brasileiras dessa época, fiquei muito impressionada, acho que esse tipo de recuperação da música é de fundamental importância para a História?. ??Além disso, qualquer vinda ao museu do Ipiranga vale a pena pela beleza e riqueza do lugar, espero que aconteçam mais eventos como esse? continuou ela, expressando o clima de satisfação do público e de vontade de presenciar mais apresentações musicais no Museu Paulista assim que o evento se encerrou no final da tarde, após 16 músicas que foram divididas em duas partes.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br