ISSN 2359-5191

05/06/2008 - Ano: 41 - Edição Nº: 47 - Ciência e Tecnologia - Museu de Zoologia
Insetos são utilizados na medicina, na culinária e na moda

São Paulo (AUN - USP) - Insetos e suas variadas utilizações na vida do ser humano foram tema da palestra ??Entomologia Pitoresca ?? verdades e lendas? que aconteceu recentemente no Museu de Zoologia da USP. O biólogo Carlos Campaner mostrou como esses seres estão presentes nos mais variados aspectos de nossas vidas, como na medicina, na culinária e até na moda.

O público composto por vários estudantes da área de biologia, alguns interessados no tema, além de visitantes que passavam pelo museu, conferiram de perto imagens de curiosos e, muitas vezes, raros bichos trazidos pelo professor. Mostrando como alguns insetos se relacionam direta e indiretamente com o homem, Campaner despertou o interesse dos espectadores em conhecer mais sobre este mundo tão pequeno, porém muito presente e influente no nosso meio.

Lagartas urticantes que liberam um veneno anticoagulante quando tocadas e promovem sérias queimaduras; mariposas que sugam a secreção lacrimal dos olhos de animais e podem transmitir conjuntivite e insetos como a Catharide, que são utilizados como ativadores de circulação, são importantes para o desenvolvimento de remédios e para a prevenção de doenças e foram apresentadas pelo biólogo.

Outros curiosos animais como o bicho-da-seda - o inseto que produz o fio da seda e é utilizado para fabricação de roupas - e o besouro Dichotomius schiffleri conhecido como ??rola bosta" - encontrado em pastos e que promove a fertilização do solo, além de impedir que a grama morra ao remover os excrementos do gado e permitir que o sol alcance a vegetação - são economicamente importantes e bastante utilizados. Além deles, os besouros como o escaravelho, são usados como amuletos e seus chifres são extraídos para a utilização em brincos e pulseiras.

O mais curioso de toda a palestra são as serventias culinárias que alguns insetos possuem. As formigas tanajuras eram servidas fritas e com calda de chocolate, quando ainda eram facilmente encontradas. Algumas larvas são colocadas em espetos e consumidas em países do oriente, com acompanhamentos e molhos para temperar. Além disso, os bichos também são utilizados como animais domésticos.

O evento é parte do IV Ciclo de palestras do Museu e tem o objetivo de oferecer ao grande público, informações sobre os animais e as atividades desenvolvidas na instituição. As palestras ocorrem quinzenalmente, aos sábados, das 10h30 às 12h, no auditório do Museu de Zoologia e a inscrição pode ser feita pelo email mfer@usp.br.

Serviços:
Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo
Avenida Nazaré, 481 Ipiranga CEP 04263-000 São Paulo SP Brasil
Tel: (55) (11) 6165-8100 Tel. Fax: (55) (11) 6165-8115

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br