ISSN 2359-5191

13/06/2008 - Ano: 41 - Edição Nº: 53 - Saúde - Estação Ciência
Substância responsável pela melhora no humor é tema de palestra na Estação Ciência

São Paulo (AUN - USP) - A serotonina, substância responsável por melhorar o humor e diminuir nossa tristeza, foi um dos temas científicos abordados durante o ciclo Encontros de Conhecimentos, promovidos pela Estação Ciência. Os efeitos da ausência de serotonina em nosso corpo, principalmente a necessidade que temos de consumir açúcares quando estamos tristes, também foram muito enfatizados.

A importante relação da serotonina em nosso organismo foi bastante salientada pela pesquisadora Maria Inês Nogueira, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB). Essa substância é essencial para que possamos nos desenvolver desde a fase pré-natal até a idade adulta. Além de ajudar na regulação autonômica e endócrina, na movimentação dos músculos do corpo e na formação reticular, sua presença em nosso organismo ajuda a acabar com a tristeza e a depressão.

Maria Inês Nogueira, acrescenta que ??no tratamento da depressão é necessário o aumento do nível de serotonina no corpo, o qual ocorre a partir do consumo de cacau e açúcar presente em muitos tipos de alimentos, como as frutas?. A pesquisadora salientou também que muitos antidepressivos têm a função de fazer com que essa substância continue a desempenhar suas funções no sistema neurológico, ajudando a minimizar os efeitos da doença.

Essa necessidade de ingestão de açúcares quando estamos tristes é uma das maneiras de fazer com que a serotonina desempenhe uma de suas mais importantes funções: ajudar a fazer a transmissão dos impulsos nervosos em nosso corpo. ? necessário que existam ??moléculas de açúcar para que a serotonina possa entrar em nossos neurônios e desempenhar seu papel?, diz Maria Inês. Essa busca por açúcar é um dos motivos que faz com que, na maioria das vezes, uma caixa de chocolates seja um dos melhores antídotos contra a tristeza e a depressão.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br