ISSN 2359-5191

02/12/2008 - Ano: 41 - Edição Nº: 136 - Sociedade - Editora da USP
História da desindustrialização paulistana é recontada em fotografia

São Paulo (AUN - USP) -Sociologia e Fotografia. Ascensão e declínio, recontados pelas lentes sensíveis às marcas de um tempo de esplendor industrial e do conseqüente silêncio dos escombros atuais. Com lançamento marcado para o dia 27 de novembro, pela Editora Edusp, no Bar Canto Madalena, o novo livro do sociólogo e fotógrafo José de Souza Martins reúne, em três ensaios, crônicas e imagens registradas nos últimos anos, a fim de recontar a história social da desindustrialização ocorrida em conglomerados urbanos da cidade de São Paulo. O livro é parte da coleção Artistas da USP.

O primeiro ensaio, "Estação visual", é um documentário sobre Paranapiacaba, a primeira vila operária no planalto paulista, concebida segundo o princípio do panóptico de Jeremy Bentham, ou seja, uma prisão sem muros, cujo capataz era o próprio medo interior dos trabalhadores. Cento e quarenta anos depois de iniciada, esta vila vive a sua decadência com o declínio do transporte ferroviário, especialmente o de passageiros.

O segundo ensaio registra o dia em que foi feito o desmonte final das máquinas da Fábrica de Linhas Pavão, na Vila Pompéia, depois de 80 anos de funcionamento. ??No fim da tarde estava tudo reduzido a ferro velho?, conta Martins.

O terceiro e último ensaio é o de caráter mais pessoal. Também reduzida a ferro-velho após 90 anos de funcionamento, as ruínas da Cerâmica São Caetano são de forte lembrança para o sociólogo: ??Trabalhei na fábrica quando era adolescente. Foi onde me tornei adulto?, relembra.

Em comum, todos os ensaios expressam a busca do fotógrafo pela estética das sombras, do vazio e do que é finito, mas também a intenção de interrogar aberta e sociologicamente o silêncio, sublinhar a natureza da imagem e do que ela documenta, entender o momento da sociedade passa a sobreviver apenas como traço, sobra e sombra, rabisco da existência humana e social. Um livro para ter em mãos, com os sentidos abertos e dispostos a ouvir e tocar o silêncio do que, agora, é apenas lembrança.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br