ISSN 2359-5191

14/07/2009 - Ano: 42 - Edição Nº: 46 - Ciência e Tecnologia - Estação Ciência
Estação Ciência inaugura laboratório interativo de Biologia Celular
Em parceria com o Centro de Estudos do Genoma Humano da USP, o museu educativo abre espaço permanente de aprendizado prático para seus visitantes

São Paulo (AUN - USP) - Em vez de apenas observarem exposições e transitarem pelas salas educativas da Estação Ciência, os visitantes do espaço agora poderão experimentar com as próprias mãos o trabalho dos cientistas. O novo laboratório de Biologia Celular, construído pela Estação Ciência e pelo Centro de Estudos do Genoma da USP, permitirá ao público usar microscópios e vestir jalecos para a observação de material dos mais diversos tipos.

O laboratório de cerca de 40m2 contará com microscópios e lupas, além de diversos materiais para estudo da célula, como modelos de estruturas microscópicas e telões de plasma interligados aos aparelhos. Na parceria, o Centro de Estudos do Genoma Humano forneceu todo o equipamento óptico, diversos protocolos de aulas práticas e os materiais necessários para a execução das preparações citológicas, material didático na forma de atividades lúdicas como: jogos educacionais, modelos tridimensionais de estruturas e simulações de processos intracelulares, oficinas de capacitação para professores de ensino básico e monitores. A Estação Ciência providenciou o espaço físico, o projeto arquitetônico de construção do laboratório, a execução da obra, monitoria, manutenção dos materiais e segurança.

??Um dos objetivos do projeto é estimular os visitantes a se interessarem pela ciência e mostrar na prática como esse mundo da pesquisa pode ser interessante?, afirmou a diretora da Estação, Roseli de Deus Lopes. Embora a meta represente plenamente o caráter de difusão científica do museu, o laboratório tem, ainda, um fim alternativo.

??Queremos mostrar que qualquer pessoa pode ser um cientista?, disse a diretora. O envolvimento dos visitantes com o aparato tecnológico do laboratório servirá, segundo ela, para desmistificar a idéia passada por livros e filmes de que cientistas seriam pessoas ligeiramente malucas ou extremamente iluminadas. ??Além de ser possível ver os microorganismos, também se poderá saber como funciona um laboratório, quais são os métodos cientificos de observação, tipos de equipamentos utilizados e procedimentos?, enumerou.

Segundo a diretora, a Estação já teve no passado atividades temporárias de enorme sucesso em que os visitantes podiam operar microscópios. Agora, o projeto oferece permanentemente aos interessados a oportunidade de compreender processos e entidades que são invisíveis a olho nu, disse a coordenadora geral do projeto, a professora Eliana Dessen, do Instituto de Biociências da USP. ??O ensino-aprendizagem do conceito de célula é um desafio para professores e pesquisadores envolvidos com a educação em ciências. São exemplos dessas dificuldades as confusões entre os conceitos de célula, átomo e molécula e a falta de clareza quanto à noção de tamanho de estruturas biológicas nos diversos níveis de organização.?

A inauguração do laboratório de Biologia Celular está prevista para o dia 24 de junho, aniversário de 22 anos da Estação Ciência. A partir do dia 25, o museu passará a aceitar agendamentos de grupos escolares e sessões em diversos horários dos finais de semana para o público em geral. A programação das atividades será dinâmica. ??Sempre haverá coisas novas?, prometeu a diretora Roseli.

Serviço:
- Horários: 3ª a 6ª das 8h às 18h / finais de semana e feriados das 9h às 18h.
- Ingressos (para toda a Estação Ciência): R$ 2. Isentos: menores de 6 e maiores de 60 anos. Grátis para todos: primeiro sábado e terceiro domingo de cada mês.
- Classificação etária do Laboratório: 11 anos
- Duração das sessões: 1h
- Endereço: Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo
- Informações para visitação: www.eciencia.usp.br / (11) 3673 7022
- Agendamento de grupos e escolas: (11) 3675 6889 e 3672 5364

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br