ISSN 2359-5191

05/10/2009 - Ano: 42 - Edição N¬ļ: 67 - Ciência e Tecnologia - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
P√≥s-colheita prolonga ‚??vida √ļtil‚?Ě de frutas e hortali√ßas

S√£o Paulo (AUN - USP) - O p√≥s doutorando, Juan Saavedra del Aguila, membro do grupo de p√≥s-colheita, localizado no Departamento de Ci√™ncias Biol√≥gicas da Escola Superior de Agricultura ‚??Luiz de Queiroz‚?Ě (Esalq) da USP explica que os participantes s√£o p√≥s-graduandos, alunos de mestrado e doutorado, respons√°veis por projetos individuais, coordenados pelo professor Ricardo Alfredo Kluge.

Sobre os objetivos do grupo, del Aguila pondera que as atividades realizadas s√£o diversificadas e a principal caracter√≠stica √© a divulga√ß√£o cient√≠fica, ‚??mas sabemos que n√£o h√° pesquisa sem contato com a realidade‚?Ě, completa, mencionando os encontros e palestras j√° promovidos e direcionados aos produtores. Dessa forma, os participantes objetivam responder aos problemas que acontecem no campo e que refletem diretamente na rotina da colheita.

Uma das pr√°ticas detalhada pelo pesquisador √© o modo de armazenamento das frutas e hortali√ßas, denominado armazenamento em frio. Realizado para diminuir a respira√ß√£o do vegetal e prolongar a sua ‚??vida √ļtil‚?Ě nas condi√ß√Ķes ideais de exposi√ß√£o nas prateleiras e ao consumo, mostra-se como um dos pontos relevantes dos estudos, variando de material para material.

De acordo com del Aguila, um exemplo cl√°ssico √© a ma√ß√£, que tem a p√≥s-colheita mais desenvolvida do Brasil, com dura√ß√£o estimada de at√© sete meses. ‚??As outras culturas est√£o caminhando, mas o mercado tem de compensar. Tudo que voc√™ fizer na colheita influencia na p√≥s-colheita; √© necess√°rio que todos os envolvidos na cadeia produtiva estejam conscientes disso.‚?Ě

As pesquisas englobam desde o trabalho de quem colhe até o produto final destinado ao consumidor, porém, verificar a atuação do atacadista é um dos desafios do projeto, que trabalha diariamente com procedimentos otimizadores da conservação de furtas e hortaliças no campus da Esalq.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edi√ß√Ķes Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de S√£o Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunica√ß√Ķes e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Respons√°veis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conte√ļdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br