ISSN 2359-5191

09/10/2009 - Ano: 42 - Edição Nº: 70 - Ciência e Tecnologia - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Projeto retoma benefícios da avicultura alternativa

São Paulo (AUN - USP) - O projeto intitulado ??Frango Feliz? produz materiais genéticos para a realização da avicultura orgânica há doze anos e suas produções já foram distribuídas de forma subsidiada até na região Amazônica. Vicente Savino, professor do Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura ??Luiz de Queiroz? (Esalq) da USP, enumera os procedimentos da iniciativa. ??Primeiro é necessário obter os materiais genéticos através dos frangos já existentes e, depois, realizar os cruzamentos entre os materiais coletados.?

A partir dos nascimentos, os pesquisadores separam as produções de acordo com as linhagens. Os de corte são exclusivos para o consumo, a dupla aptidão indica que o frango pode tanto servir de alimento quanto para botar ovos, no caso da fêmea. Os ornamentais são de interesses específicos, pois alguns produtores gostam de misturar os frangos em sua criação, com caráter decorativo. Entre os tipos, existem o ??pernalonga?, com a perna mais comprida do que os demais e o ??baianinha?, que bota ovos com a casca azul, explica Savino.

As diversas espécies são obtidas apenas com o cruzamento de material genético, ou seja, a partir de métodos tradicionais, sem utilização de mecanismos transgênicos. O importante é que o híbrido seja fértil, para dar continuidade aos estudos, que buscam atender ao pequeno produtor rural. Para cumprir esse propósito, é realizada uma cooperação técnica com a fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), a qual orienta famílias de assentados na criação de frangos e ovos do modo tradicional, denominado ??frango feliz? ou ??frango de pasto?.

Outra parceira significativa ocorreu em 2008, através da ONG Instituto Sócio Ambiental (ISA). Os materiais genéticos foram distribuídos para tribos indígenas de São Gabriel da Cachoeira, na Amazônia. Um mapa exposto na sede do departamento mostra o alcance das atividades em curso; materiais genéticos do projeto ??Frango Feliz? já foram distribuídos em Goiás, Mato Grosso, além da consolidação no Estado de São Paulo.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br