ISSN 2359-5191

11/11/2009 - Ano: 42 - Edição Nº: 81 - Saúde - Hospital das Clínicas
FMUSP assina com Barcelona por centro de medicina avançada

São Paulo (AUN - USP) - O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) e o Hospital Clinic Provincial da Universidade de Barcelona (HCPB) assinaram, em um almoço de portas fechadas no último dia 21, uma parceria para a implantação de uma nova rede de centros em medicina avançada e investigação biomédica. As principais metas do convênio são a promoção da pesquisa e a formação profissional.

As justificativas para a parceria baseiam-se, claramente, na necessidade crescente de profissionais formados em medicina avançada e investigação, tanto na Espanha quanto na América Latina. E também no fato da colaboração em projetos docentes entre instituições latino-americanas e entre essas e instituições européias ser, ainda, bastante escassa.

A formação de rede coordenada de centros de investigação e hospitais universitários oferece uma plataforma de estímulo à pesquisa: intercâmbio científico, mobilidade médica entre os países, atividades cooperativas que facilitem informações sobre recursos, procedimentos e financiamento, dentre outros.

Além disso, ela representa o primeiro passo para programas cooperativos desse nível entre Brasil e Espanha. Projetos que podem se estender, mais tarde, para outros países da Europa, ou mesmo da América Latina, de acordo com o hepatologista espanhol Vicente Arroyo, catedrático diretor do instituto de enfermidades digestivas da HCPB. A presença de convidados da Universidade Católica do Chile e da Universidade de Medellin, da Colômbia, são indícios do possível plano de expansão do projeto.

A seleção das instituições se deu pelo pioneirismo em pesquisas e realizações, o que ficou evidente nas apresentações das unidades pelos seus respectivos diretores, Marcos Boulos da FMUSP e Francesc Cardellach, do HCPB. Fatos como o Hospital das Clínicas ser responsável por quase 8% das pesquisas nacionais em saúde e ciência, e ter realizado os primeiros transplantes de rim, fígado e coração da América Latina, não foram esquecidos. Nem o Academy Ranking of World Universities, que colocou a Universidade de Barcelona como a número um na Espanha.

??Estou impressionado com os números brasileiros?, declarou o conselheiro delegado do HCPB, Raimon Belenes. Vicente Arroyo, que acompanhou a assinatura do convênio, frisou que o país possui centros de investigação comparáveis aos europeus. Os visitantes se mostraram satisfeitos ao conhecer as dependências da universidade, do Hospital das Clínicas e do Instituto do Câncer.

O projeto, que conta com etapas como a seleção de hospitais capazes, dentro dos países, e a obtenção de recursos logísticos e econômicos para sua realização, passa pela criação de um portal na internet. Tal portal, o elo entre profissionais e a rede de centros, conterá suas características, ofertas de formação profissional, procedimentos, financiamento, demandas, atividades docentes e bolsas de trabalho.

??A internacionalização é uma etapa quase que fundamental para que consigamos todas as benesses em termos não só dessa formação de recursos humanos, mas, principalmente, de financiamento para que a gente possa produzir mais e melhor?, disse o diretor Marcos Boulo, externando o clima de boas expectativas que acompanhou o primeiro passo da parceria.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br