ISSN 2359-5191

09/06/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 27 - Ciência e Tecnologia - Instituto de Eletrotécnica e Energia
USP passará a transformar óleo de cozinha em Biodiesel

São Paulo (AUN - USP) - Uma usina de biodiesel será instalada na Cidade Universitária para transformar o óleo de cozinha em biodiesel para abastecer a frota de ônibus circulares do Campus. O equipamento já se encontra na USP, no entanto só poderá ser instalado após o fim da greve de funcionários, que se iniciou no dia 5 de maio.

A usina reutilizará os 200 litros de óleo jogados fora todos os dias nos restaurantes universitários. ??A proporção de litro de óleo para litro de biodiesel é quase um para um, então produziríamos quase 200 litros de combustível?, explica o professor José Aquiles Baesso Grimon, diretor geral do Instituto de Eletrotécnica e Energia, responsável pelo projeto.

O combustível renovável pode substituir o diesel tradicional ou ser utilizado misturado em diversas proporções. Atualmente, utiliza-se a proporção de 5%. Apesar de ter um custo de produção maior que o diesel: sua obtenção e queima não contribuem para o aumento das emissões de CO2 na atmosfera, possui manuseio e armazenamento mais seguros, além de reutilizar um material que poluiria o meio ambiente.

A quantidade de biodiesel que será produzida na USP seria suficiente para converter um único ônibus para a fonte limpa de energia. Ao invés disso, o combustível será utilizado para aumentar a porcentagem deste no diesel em toda a frota.

Para que essa porcentagem possa aumentar ainda mais, o público da universidade também poderá colaborar. Nos bandejões haverá postos de arrecadação de óleo. A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) contribuirá disponibilizando bombas de coleta e vasilhames específicos para essa tal.

Já há também acordos com alguns outros restaurantes da região, como o McDonald??s da Avenida Jaguaré para possibilitar a produção de mais combustível. Contudo o professor é categórico: ??A idéia não é virarmos uma fábrica de biodiesel também!?. Caso haja muito óleo recebido, será encaminhado para ONGs que já trabalham na reutilização do mesmo.

Projeto Campus Sustentável
A usina será uma das ações do Projeto Campus Sustentável da Cocesp (Coordenadoria do Campus da Capital). Este plano prezará por uma infraestrutura adequada para a sustentabilidade, na qualidade de vida obtida a partir de ações sustentáveis e na gestão participativa.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br