ISSN 2359-5191

10/06/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 28 - Sociedade - Centro Universitário Maria Antônia
Design é discutido por profissionais e acadêmicos

São Paulo (AUN - USP) - O designer Marcello Dantas e o pesquisador Norval Baitello Junior serão os próximos convidados do ciclo de palestras ??O design gráfico hoje: depoimentos etemascorrelatos?, no Centro Universitário Maria Antonia da USP. Parte do curso de especialização ??Design e Humanidades?, o ciclo ocorre uma vez por mês e pretende fornecer uma complementação aos alunos e uma abertura ao público externo interessado.

Já palestraram profissionais como Moema Cavalcanti, designer gráfica editorial e vencedora de um premio Jabuti, Marcos Braga, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP), designer e especialista em Antropologia da Arte e Historia Social, Chico Homem de Melo, sócio da empresa Homem de Melo &Tróia Design, pesquisador e também professor da FAU-USP, entre outros profissionais e acadêmicos da área.

O ciclo, no entanto, procura trazer, não somente personalidades do mercado de trabalho, mas também profissionais de carreiras relacionadas, que acrescentam na formação do estudante de Design e daqueles interessados em artes e humanidades. Na abertura do ciclo deste semestre, por exemplo, o fotografo Cristiano Mascaro falou sobre a relação da fotografia com o design gráfico e a sua experiência na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Na palestra ??Fotografar como caminhar?, Mascaro discutiu temas como a documentação urbana e o uso e dificuldades vinculadas ao direito de imagem, questões atualmente presentes no cotidiano do designer.

Também são abordados temas que, apesar de não tratarem da questão estética propriamente, relacionam-se à conscientização do profissional. Na edição de abril deste ano, a psicóloga Laís Fontenelle Pereira falou sobre a mercantilização da infância, destacando os conflitos do designer na área de criação e desenvolvimento de produtos publicitários. Segundo Minoru Naruto e Maria Argentina Bibas, coordenadores do curso e do ciclo de palestras oferecidos, o objetivo em trazer profissionais de outras áreas é estimular a reflexão do público acerca de questões fundamentais relacionadas à ética e aos valores da profissão.

Segundo os coordenadores, o público de cada palestra varia muito de acordo com o convidado. Para eles, no caso do pesquisador Norval Baitello, o público provavelmente será mais restrito e vinculado a essa área de interesse. Já para a palestra de Marcello Dantas, o público esperado é vasto e diversificado, já que se trata de um trabalho popular e bastante divulgado. Ele é um dos responsáveis pelo sucesso de exposições como a permanente do Museu da Língua Portuguesa e a mostra sobre Bossa Nova em comemoração aos seus 50 anos na Bienal, para as quais desenvolveu conteúdo gráfico e artístico.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br