ISSN 2359-5191

12/07/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 49 - Sociedade - Estação Ciência
Núcleo de teatro oferece atividades em comemoração aos seus 10 anos

São Paulo (AUN - USP) - O Núcleo de Artes Cênicas da Estação Ciência, da USP, completa em 2010 o seu décimo ano de existência. As comemorações envolvem atividades voltadas às artes cênicas e produções teatrais, além de reflexões acerca da memória do projeto e da importância de interações artístico-científicas na formação da sociedade.

O núcleo surgiu de um projeto desenvolvido pelo seu coordenador, Cauê Mattos, que tem formação em artes cênicas e trabalha há 12 anos na Estação Ciência. A proposta foi pensada a partir do interesse em se desenvolver, em um espaço fundamentalmente científico, atividades relacionadas a outra áreas de pesquisa. Desde a sua criação o núcleo tem oferecido cursos, ciclos de palestras, encontros de grupos de teatro, atividades especiais para a terceira idade e, em 2003, publicou um livro, Ciência e arte: imaginário e descoberta (Editora Terceira Margem). Portanto, a programação em comemoração aos dez anos é somente um resumo de tudo que o núcleo vem produzindo desde 2000 em prol da integração e da cooperação entre arte e ciência.

Para Mattos, o próprio fazer artístico é científico, pois envolve o conhecimento, a técnica e o saber. Assim, a elaboração das produções teatrais baseia-se também nas metodologias de pesquisa, catalogação de processos e procedimentos científicos voltados ao espetáculo. Por isso, além da associação direta que se faz em relação à temática das peças e a ciência, existem outros elementos implícitos que unem duas áreas do conhecimento aparentemente distantes.

Esse é justamente o tema da Oficina Arte e Ciência, parte das atividades de comemoração aos dez anos, oferecida exclusivamente para professores, com o objetivo de explorar a expressividade e a subjetividade aliadas ao conhecimento científico, como uma experiência educacional aplicável ao contexto da sala de aula. A ponte entre a arte e a ciência, nesse caso, será a anatomia e sua interface com a dança e o teatro. A oficina ocorrerá de
10 a 31 de julho, aos sábados, das 10 às 13horas.

Outra oficina, que já está em andamento, é a de Pesquisa e Criação ?? Atenção, Movimento e Ação Cênica, voltada para estagiários da Estação Ciência e seus convidados. A metodologia dessa oficina está focada na preparação e consciência corporal, além do estudo da composição física do corpo, como ferramenta dinâmica para a expressão em cena. 
Também serão abordadas questões como a relação entre os atores, o movimento de cena e o estado de atenção e disponibilidade dos participantes.

Além das oficinas, houve a apresentações do espetáculo ??O monocórdio de Pitágoras?, cordel sobre música e matemática que narra a criação desse instrumento musical pelo filósofo. Nos meses de julho e agosto, a apresentação será de??Larguem tudo. Vamos voar!?, peça sobre física, aviação e a biografia do inventor brasileiro Santos Dumont.

Todos os eventos são gratuitos e oferecidos no próprio espaço da Estação Ciência. A temporada de ??Larguem tudo. Vamos voar!? é de 3 de julho a 28 de agosto, de domingos, às 16 horas.As inscrições para a oficina Arte e Ciência estarão abertas a partir de 28 de junho, para professores mediante a apresentação de currículo e comprovante profissional.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br