ISSN 2359-5191

14/07/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 51 - Educação - Instituto Butantan
Museu do Butantan treina voluntários para serem monitores

São Paulo (AUN - USP) - O programa de treinamento para monitores do Museu de Microbiologia do Butantan oferece a capacitação em troca de trabalho voluntário. Aqueles que se dispõem a serem monitores voluntários recebem treinamento e depois de aprovados cumprem serviço pelo mesmo tempo que ??gastaram? sendo treinados. De acordo com Gláucia Colli Inglez, coordenadora do museu, o treinamento dura em torno de três meses. Durante esse tempo, os próprios monitores são responsáveis por apresentar todo o museu e as exposições para o futuro monitor. Depois de receber o treinamento é preciso passar por uma prova sobre os conhecimentos necessários para o trabalho. A prova é elaborada pela própria coordenação do museu. Caso não passe, a pessoa pode continuar o treinamento para refazer a prova posteriormente. Uma vez aprovada, o voluntário se compromete a trabalhar no museu pelo tempo que durou seu treinamento, podendo continuar para além desse tempo, se assim quiser.

O Museu de Microbiologia possui uma exposição permanente, além de outras temporárias, como é o caso da pequena exposição sobre o vírus H1N1, logo na entrada do museu. Além disso, ele conta com um laboratório equipado para ser usado pelo público e de uma sala para exibição de vídeos explicativos. O museu oferece também kits de experimentos educativos, focados para o público escolar. Além do kit grande, que contém equipamentos de laboratório, o museu criou seis outros pequenos vendidos por R$15,00. O grande é dado de presente às escolas que visitam a instituição. Não há custo para as escolas públicas e, no caso das escolas particulares, o preço é incluso na taxa de visitação.

A visitação normalmente é composta pela exibição inicial de um vídeo sobre microbiologia, seguida pela visitação às exposições e pelas atividades no laboratório. Essa atividade é agendada em separado para grupos de até quinze pessoas por vez. O museu conta com diversos vídeos, sendo eles diferentes para os públicos de diversas idades. Já o laboratório é usado apenas pelos estudantes de ensino médio e por professores, no curso de férias que o museu oferece para esse público.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br