ISSN 2359-5191

15/07/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 52 - Sociedade - Centro Universitário Maria Antônia
Fotógrafo de moda expõe fotografias de objetos apreendidos pela polícia

São Paulo (AUN - USP) - Bob Wolfenson apresenta a exposição ??Apreensões?, a partir do dia 17 de Junho, no Centro Universitário Maria Antônia, contendo cerca de 20 imagens em grande formato, em que se podem ver os mais diversos tipos de materiais apreendidos pela polícia no Brasil, como automóveis e caminhões, toras de madeira, drogas, armas, computadores, celulares, máquinas caça-níqueis, e até animais como pássaros e macacos ameaçados de extinção.

Para elaborar esta série de fotografias, Bob percorreu diversos lugares do País. A opção técnica de realizar a empreitada através de um sistema digital de alta definição, conhecido como varredura, visa, sobretudo, dar alcance ao observador de detalhes não revelados nos registros de tal assunto nas publicações em geral. Segundo o artista, ??Ao reparar no que a imprensa divulga a respeito de flagrantes de materiais apreendidos, resolvi desenvolver um trabalho que valorizasse o que essas ocorrências têm de mais simbólico e de mais profundo naquilo que dizem sobre uma época e um lugar?.

Bob Wolfenson é fotógrafo, co-editor da revista da qual ele mesmo é co-criador, a S/N (Sem Número), famoso por seus editoriais em revistas de moda, e ensaios para a revista Playboy. Autor dos livros Moda no Brasil por Brasileiros, em parceria com Paulo Borges, (Cosac Naif, 2003), Jardim da luz (Cia. das Letras, 1996), Encadernação dourada/antifachada (Cosac Naify, 2004) e Cartas a um jovem fotógrafo (Campus, 2009), entre outros, realizou exposição retrospectiva de sua obra no Museu de Arte Brasileira da FAAP, São Paulo (2004). Entre suas exposições mais recentes, destaca-se A caminho do mar (Galeria Millan, São Paulo, 2007), da qual três imagens em grande escala foram adquiridas pela Coleção Pirelli-MASP. Em 2009, lançou a caixa-livro Cinépolis (Schoeler Editions), com exposição de mesmo nome, sob a curadoria de Pierre Devin, no MAM da Bahia.

A exposição vai até 10 de outubro de 2010, de terça à sexta, das 10 às 21 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas, com entrada franca.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br