ISSN 2359-5191

04/10/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 82 - Ciência e Tecnologia - Instituto Butantan
Cientistas do Butantan recebem treinamento

São Paulo (AUN - USP) - Iniciativa inédita no Instituto Butantan, pesquisadores e diretores passaram uma sexta-feira sendo eles próprios objetos de estudo, e não o contrário. ? que a assessoria de imprensa do Butantan realizou o 1º Media Training, com o objetivo de treinar o pessoal do instituto para uma melhor relação deles com a imprensa, o que acaba sendo um tanto quanto conflituosa por parte dos dois lados.

O evento foi dividido em uma parte teórica e outra prática. Na primeira, foram ministradas palestras para a equipe presente contando aspectos básicos do jornalismo, tais: como funciona uma redação, a função da assessoria de imprensa, o deadline do jornalista. Na segunda parte, foram feitas simulações de entrevistas e depois discutidos os erros e acertos, havendo uma interação entre repórter e entrevistados.

A culpa por essa relação ??instável?? é de ambas as partes. O jornalista, na ânsia de conseguir a pauta ou as citações, interpela o entrevistado de maneira pouco cordial, e não entende que cientistas e pesquisadores estão sujeitos à agenda cheia. O outro lado, contanto, muitas vezes não tem o discernimento necessário da importância de sua pesquisa como serviço de informação ao público.

Para Flávio Benvenuto, assessor de imprensa do Butantan e um dos realizadores do Media Training, o problema acontece não por má vontade dos colegas, mas por outro motivo essencial: ??os cientistas estão dispostos a ajudar, mas não conhecem o timing do jornalismo. E há também os pesquisadores que realmente não têm tempo, como aqueles envolvidos em produções de vacinas e soros?.

Participaram do treinamento oito cientistas e pesquisadores, e foi difícil até mesmo confirmarem a participação no evento. ??Dois desistiram em cima da hora. Mas no geral eles adoraram a experiência?, afirma o assessor.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br