ISSN 2359-5191

10/12/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 117 - Saúde - Hospital das Clínicas
Pesquisa revela exercício ideal a filhas de hipertensos

São Paulo (AUN - USP) - Filhas de pais hipertensos devem praticar exercícios aeróbicos intercalando alta e baixa intensidade. ? o que concluiu a pesquisa de Doutorado ??Efeito do exercício aeróbico intervalado versus contínuo sobre o perfil hemodinâmico, metabólico e hormonal de mulheres jovens normotensas filhas de hipertensos? de Emmanuel Gomes Ciolac, pesquisador do Laboratório de Movimentos e chefe do grupo de Educação Física do HC.

Foram analisadas jovens com menos de 30 anos, filhas de pacientes hipertensos, comparando principalmente dois grupos: o primeiro praticando três vezes por semana 40 minutos de exercícios aeróbicos em intensidade contínua, porém moderada, e outro grupo de mulheres praticando a mesma carga de exercícios, porém alternando picos de alta e baixa intensidade. Observou-se que ambos apresentaram melhora, porém o segundo mostrou maior eficácia quanto à diminuição da rigidez arterial, da pressão e nos testes de esforço.

Filhos de hipertensos, mesmo com níveis pressóricos normais, já apresentam alterações cardiovasculares, nos níveis de pressão, glicemia e insulina. Isso porque mecanismos reguladores possuem um fator genético.

No entanto, ele pode ser potencializado por fatores ambientais, como o sedentarismo ou uma dieta com muito sal. Por isso, a pesquisa tem importância na prescrição de exercícios para que essas filhas de pais hipertensos se previnam de eventualmente desenvolver problemas maiores.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br