ISSN 2359-5191

11/04/2011 - Ano: 44 - Edição Nº: 09 - Educação - Museu Paulista
Museu Paulista oferece um lúdico recorte histórico na Mostra ??Papel de Bala?

São Paulo (AUN - USP) - Obras de arte, monumentos, documentos históricos. Para conhecer mais sobre determinada sociedade já inacessível no tempo, um museu disponibiliza diversas relíquias. Mas o Museu Paulista se destaca ao oferecer a mostra Papel de Bala, sob a curadoria de Ricardo Bogus. A exposição conta com 206 rótulos e embalagens de guloseimas comercializadas desde a década de 40, e é uma alternativa interessante para quem quiser deflagrar alguns costumes da sociedade brasileira da época.

A coleção que deu origem à exposição pertencia ao arquiteto e professor Egydio Colombo Filho, e continha 5.266 rótulos de diversos produtos. Em 2003, ele resolveu doá-la ao Museu Paulista porque ??desde criança já sabia que lá se coletava a memória paulista. O Museu pertence à Universidade, o que lhe confere seriedade e a certeza de que a coleção será preservada?. E disponibilizada para o público. O curador Ricardo Bogus aponta para a relevância dessa mostra: ??Tão importantes quanto essas estátuas de bandeirantes para a História são os objetos comuns e baratos do dia-a-dia. Transformações da sociedade refletem em coisas grandes, como monumentos artísticos, mas também em objetos comuns do cotidiano?. Entre eles, Bogus destaca o cigarrinho de chocolate, bastante popular numa sociedade em que fumar era chique, sensual, sofisticado. ??Hoje, seria impensável a propaganda de um produto como esse?.

Apesar de ser uma fonte de conhecimento histórico extremamente rica, as coleções pertencentes ao acervo do Museu devem ser consultadas sob um alerta: ??O colecionismo em si não pode ser o único parâmetro para o entendimento de uma sociedade, pois da mesma forma que cada objeto tem seu contexto histórico, a escolha do colecionador em relação à coleção também tem. ? preciso, portanto, buscar fontes diferentes de informações?, afirma Shirley Ribeiro Soares, supervisora técnica do Serviço de Documentação Textual e Iconografia do Museu. Ainda assim, toda coleção do acervo pode ser objeto de estudo acadêmico, por mais inusitado que pareça: a aluna de mestrado Ludmila ?rica Cambusano de Souza, sob a orientação da professora Heloisa Barbuy, realiza uma pesquisa voltada para os brinquedos de fabricação paulista contidos no acervo do Museu.

Sendo assim, a Mostra ??Papel de Bala? tem grande potencial para suscitar pesquisas, além de oferecer de forma lúdica um pequeno recorte da sociedade brasileira do século 20.

Mostra ??Papel de Bala?
Período: 20/01/2011 a 22/05/2011
Local: Museu Paulista. Parque da Independência, s/nº, Ipiranga, São Paulo, SP
Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 16h45

Ingressos: R$6 a inteira e R$3 a meia

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br