ISSN 2359-5191

19/09/2011 - Ano: 44 - Edição Nº: 86 - Sociedade - Centro Universitário Maria Antônia
Paulo Mendes da Rocha abraça a geografia em exposição inédita

São Paulo (AUN - USP) - O Centro Universitário Maria Antonia, espaço instalado nos edifícios que abrigavam a antiga Faculdade de Filosofia da USP, na Vila Buarque, apresenta até o dia 23 de outubro a exposição ??Arquitetura e geografia - natureza e construção?, que oferece um panorama do trabalho do arquiteto capixaba Paulo Mendes da Rocha.

Considerado um dos maiores nomes da arquitetura brasileira contemporânea, Mendes da Rocha atingiu o reconhecimento profissional com projetos como a Capela de São Pedro, em Campos do Jordão; o Museu e o Teatro Cais das Artes, em Vitória-ES (sua cidade natal); e o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), o pórtico da Praça do Patriarca e a reforma de 1993 da Pinacoteca do Estado, em São Paulo. Muitos desses trabalhos lhe renderam ainda importantes premiações nacionais e internacionais, entre elas o Prêmio Pritzker ?? conhecido como o ??Nobel da arquitetura? ?? em 2006.

No Maria Antonia, sua exposição foi organizada com 15 trabalhos, sendo 5 maquetes de estudo e 10 painéis. ??Esses paineis são compostos por vários materiais diferentes, como textos explicativos, fotografias, desenhos, plantas e croquis da fase de criação das obras. Eles foram desenhados pelo próprio Paulo para facilitar a exibição dos seus projetos?, explicou Rodrigo Primo Curti Sanches, um dos produtores da mostra.

Por meio da análise deste material, o visitante poderá identificar alguns aspectos do pensamento arquitetônico e urbanístico de Mendes da Rocha, como, por exemplo, a ideia de arquitetura como transformadora de território. ??Nossa proposta principal é a de suscitar no visitante uma discussão geral acerca da criação no processo arquitetônico. Mas, dentro dessa discussão, o foco é a relação das obras com a paisagem, os conceitos, bastante explorados por ele, de geografia e território. Daí vem o nome da exposição?, declarou a também produtora Ana Helena Curti.

Ao final da mostra, os visitantes podem ainda assistir ao vídeo PRM 29', produção inédita baseada na vida e na obra do arquiteto. ??Esse documentário nos apresenta relatos em primeira pessoa do próprio Paulo com interessantes reflexões sobre a arquitetura. O lançamento do vídeo deveria acontecer mais para o fim do ano, mas conseguimos antecipar para este mês. ? um registro essencial para quem quer aprofundar o conhecimento de sua obra?, completou Ana Helena.

Outras exposições
Simultaneamente a esta, estão sendo exibidas, também no Centro Universitário Maria Antonia, outras quatro mostras individuais: ??Superfícies em expansão?, de João José Costa, ??Everybody knows this is nowhere?, de Marina Rheingantz, ??Efêmera paisagem?, de Alberto Bitar, e ??Car crash e outros deslocamentos?, de Marcos Gorgatti.

Exposição ??Arquitetura e geografia - natureza e construção?
Período: 4/8/2011 a 23/10/2011
Local: Centro Universitário Maria Antonia, Rua Maria Antonia, 258 e 294, Vila Buarque, São Paulo, SP
Funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Ingressos: Gratuito

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br