ISSN 2359-5191

03/10/2011 - Ano: 44 - Edição Nº: 94 - Educação - Estação Ciência
Mundo das borboletas escancarado em museu de São Paulo

São Paulo (AUN - USP) - O livro Borboletas, escrito em parceria entre o professor Evoneo Berti Filho e o técnico João ?ngelo Cerignoni, ambos do Departamento de Entomologia e Acarologia (LEA) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), foi utilizado como base para a montagem de uma exposição que busca explorar a fundo o processo de desenvolvimento do inseto. Depois de dois meses em cartaz no Museu da Esalq, em Piracicaba, a mostra, intitulada O Mundo das Borboletas, trazida para São Paulo, na Estação Ciência, onde pode ser vista até o final do mês de dezembro.

Estão expostos exemplares de diversas espécies brasileiras do inseto, alguns já na idade adulta e outros ainda como lagartas ou em casulos. Painéis ilustrados e informações retiradas do livro que deu origem à exposição, assim como vídeos explicativos, são mostrados para auxiliar o entendimento de cada uma das fases da metamorfose, mostrando as passagens pelo ovo e pela pupa até a chegada à maturidade.

De acordo com professor Evoneo Berti Filho, autor do livro e também curador da mostra, a intenção não é só a de ajudar na compreensão do processo de desenvolvimento das borboletas; o principal, para ele, é incentivar a conscientização ecológica do público.

??Procuramos tratar aqui bastante da questão da biodiversidade. Temos diversos pôsteres explicando esse conceito. E o foco está na ligação existente entre a diversidade vegetal e a animal. Tentamos demonstrar que em uma floresta nativa, por exemplo, a diversidade vegetal é maior, então a animal também será. ? a ideia de equilíbrio ecológico. Aí está a importância maior da exposição?, disse.

Segundo o professor, ela é válida para ressaltar a real importância das borboletas e de todo o grupo dos insetos na manutenção da vida. ??A polinização que as borboletas fazem, por exemplo, apesar de essencial na natureza, é bem pouco reconhecida. Toda a classe dos insetos é pouco valorizada, na verdade. E olha que eles constituem 80% do reino animal, são muito mais relevantes do que nós mesmos?, completou.

Exposição O Mundo das Borboletas
Período: 05/07/2011 a 16/12/2011
Local: Estação Ciência, Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo, SP
Funcionamento: Terça a sexta das 8h às 18 horas; sábados, domingos e feriados das 9h às 18h
Ingressos: R$ 4 a inteira, R$ 2 a meia

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br