ISSN 2359-5191

20/12/2011 - Ano: 44 - Edição Nº: 119 - Educação - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Arquitetura funciona como meio de integração entre estudantes da Finlândia e do Brasil

São Paulo (AUN - USP) - Quem passou pelas rampas ou salões da FAU entre os dias 7 e 9 de dezembro, pôde perceber uma movimentação não usual. Nesse período, cento e dez estudantes finlandeses de arquitetura e design da Aalto University expuseram projetos gráficos, artísticos e visuais no Salão Caramelo com o objetivo de trocar experiências e conhecimento com os alunos e demais pessoas que constantemente passam pelo prédio da FAU.

O projeto dos estudantes gringos se chama ??Open Helsinki?, pois se trata de uma troca de ideias dentro do campo da comunicação e da construção para valorar o significado do design na vida cotidiana das pessoas. De acordo com eles, o design é um instrumento que vem ajudando as pessoas por milhares de anos a lidar com as mudanças e o progresso. Sem o design não haveria estradas, aviões, frigideiras, clips para papel, telefones celulares ou cidades, ou seja, tudo o que presenciamos no nosso dia-a-dia.

Para os estudantes, o design é algo que pode criar felicidade nas pessoas e que é especialmente a marca da cultura finlandesa. Essa modalidade de criação faz parte do modo de viver dos habitantes do país, por contar com grandes profissionais da área como Alvar Aalto, Aino Aalto, Eero Asrnio, Kaj Franck, Maija Isola, Harri Koakinen, Tapio Wirkkala, entre outros.

Helsinki é especialmente uma cidade guiada pelo design, no ponto de vista cultural, social, econômico e sustentável. Justamente por esse motivo os alunos da Aalto University fizeram uma exposição que contou com filmes de curta metragem, criações artísticas em murais, dezenas de adesivos colados por todas rampas da FAU e um data show com informações e imagens da arquitetura finlandesa.

A experiência de troca de conhecimento entre os estudantes não é privilégio dos alunos brasileiros, a expedição de navio feito pelos finlandeses foi além do Brasil, envolvendo cidades como Nova York, Londres, Madri, Roma, Paris, Berlim, Tokio, Pequin, Moscou, Shangay e São Petersburgo.

Helsinki possui o evento World Design Capital Helsinki 2012, o qual visa não apenas expor as produções, mas também discutir soluções para diversos problemas das grandes cidades, problemas esses vividos por vários países na atualidade. Assim, tudo o que for produzido nesse evento e no projeto que aconteceu na FAU é resultado da cooperação dos participantes.

Para concretização de ambos os acontecimentos, os organizadores contaram com o apoio do governo, de ministérios e de diversas fundações. Além da cidade de Helsinki, outras cidades da Finlândia estão participando da troca de conhecimento do World Design Capital Helsinki, como Vantaa, Lahti, Espoo e Kauniainen.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br