ISSN 2359-5191

20/12/2011 - Ano: 44 - Edição Nº: 119 - Ciência e Tecnologia - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Instalação de nova equipagem na FAU leva tecnologia de fabricação de ponta a alunos

São Paulo (AUN - USP) - A inauguração do novo equipamento para a fabricação de peças arquitetônicas e de design instalado no laboratório da FAU foi acompanhada de três dias de workshop e um de seminário transmitido pela rede IPTV. O objetivo da introdução dessa nova tecnologia é levar a criação diretamente à fabricação por meio de um computador, facilitando, assim, muito mais o trabalho de especialistas da área.

O professor e arquiteto Affonso Orcioli fez algumas considerações por webcam diretamente de Barcelona, local onde leciona. Dentre elas, o fato de que antigamente o homem criava por meio do artesanato, algo sem precisão e sem fabricação em grande escala. Com o surgimento da indústria, o homem obteve precisão e fabricação em série, mas foi atualmente com a plataforma digital que o homem deu um grande passo, agregando adaptabilidade e agilidade ao processo.

A nova tecnologia é empregada em diferentes faculdades pelo mundo todo, mas é uma novidade para a arquitetura e para o Brasil. Uma questão importante do design digital e a matemática, algo que foi extremamente facilitado pela passagem de informação direta do computador para a máquina.

De acordo com Affonso, com essa tecnologia há muito mais customização em detrimento da produção, fator relevante para que se tivesse um maior investimento nesse setor. O programa apresentado vai além das anteriores plataformas digitais que apresentavam as ferramentas necessárias e como se usar cada uma delas. O profissional coloca as ideias no computador e tem muito mais facilidade para produzi-las.

O workshop em questão aconteceu também em Santa Catarina, onde ocorreu a produção de luminárias pelos participantes. Esta é uma tecnologia inovadora que está no Brasil apenas desde 2009. Com ela, a ferramenta é o meio de extensão da capacidade física do homem, mas o digital é que leva a extensão das capacidades mentais do homem.

Ao final da apresentação o professor da FAU Arthur Lara comentou sobre a necessidade nos dias de hoje de reformular a composição dos objetos e saciar o fascínio da experimentação de novidades. A professora, também da FAU, Cibele Adag acrescentou que o evento teve uma série e pautas maleáveis que se modificavam de acordo com o interesse dos participantes, foi algo totalmente experimental. Ela colocou a tecnologia implantada como ocupante de um vazio entre a pesquisa e a vontade por meio da introdução desta no cotidiano dos alunos da universidade pública.

Ao ser indagado sobre suas expectativas e conclusões sobre o evento, o aluno da FAU Ivan Custódio disse que já conhecia as máquinas instaladas e que o aprendizado desses workshops ainda é algo bem básico, mas que a tecnologia fornecida se equipara a de outras universidades pelo mundo. ??? bacana ver que este é o ponto de partida para esse tipo de pesquisa e que terá uma continuidade.? diz Ivan.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br