ISSN 2359-5191

21/12/2011 - Ano: 44 - Edição N¬ļ: 120 - Sociedade - Universidade de S√£o Paulo
‚??O controle da comunidade n√£o √© defender simplesmente a vota√ß√£o parit√°ria‚?Ě, afirma o professor Fernando Abrucio, da FGV
Alunos debatem estruturas democr√°ticas de poder na universidade e professores reconhecem que ainda h√° uma ‚??agenda a ser cumprida‚?Ě

S√£o Paulo (AUN - USP) - Um dos eixos do Movimento estudantil atual √© pela convoca√ß√£o de uma estatuinte em que a elei√ß√£o para o reitor seja feita de forma parit√°ria. O debate sobre as sobre as estruturas de poder dentro das institui√ß√Ķes p√ļblicas foi reacendido ap√≥s os recentes confrontos entre estudantes e a Pol√≠cia Miliar no Campus, em outubro.

Atualmente, o regimento da USP prev√™ que o reitor seja escolhido pelo Governador de S√£o Paulo, a partir de uma lista final com sugest√Ķes de tr√™s nomes- a tr√≠plice deve ser eleita pelo Conselho Universit√°rio com maioria absoluta dos votos. Os estudantes reivindicam por um processo democr√°tico direto, em que professores, alunos e funcion√°rios possam votar.

O cientista pol√≠tico Fernando Abrucio, professor da Funda√ß√£o Get√ļlio Vargas, explica que o processo de escolha do reitor baseia-se nos princ√≠pios democr√°ticos, que pode ser ‚??melhor ou pior‚?Ě, mas que independente da forma atual, devem-se levar em considera√ß√£o os anseios da sociedade. ‚??Auscultar a sociedade √© um elemento que favorece e fortalece a legitimidade do processo eleitoral que levou a reitoria ao lugar que est√°‚?Ě.

Para o professor, as institui√ß√Ķes democr√°ticas no Pa√≠s avan√ßaram bastante com a melhoria nos sistemas de transpar√™ncia do Estado e crescimento no n√ļmero de conselhos de pol√≠ticas p√ļblicas, mas que o processo de democratiza√ß√£o ainda deve cumprir com uma agenda. ‚??Acho que o controle da comunidade n√£o √© defender simplesmente a vota√ß√£o parit√°ria universit√°ria. Tem que se pensar o controle da comunidade e da sociedade que pagam a universidade. A USP inclusive tem cada vez mais se fechado √† sociedade, nos √ļltimos anos‚?Ě, argumentou Abrucio. ‚??√? preciso discutir como democratizar mais a universidade sem que isso fa√ßa com que ela perca sua caracter√≠stica que √© a produ√ß√£o do saber cr√≠tico, rigoroso e independente‚?Ě.

A professora e pesquisadora do N√ļcleo de Pesquisas em Pol√≠ticas P√ļblicas da USP (NUPPS) Lourdes Sola ressalta a import√Ęncia da abertura das institui√ß√Ķes p√ļblicas, que funcionam em um sistema diferenciado de, por exemplo, grupos privados como empresas. ‚??[As institui√ß√Ķes financeiras] podem ser fechadas. O que n√£o podem ser fechadas s√£o as institui√ß√Ķes p√ļblicas. Qualquer multinacional, que as decis√Ķes sejam feitas a partir de um board, com interesse em maximizar o lucro, est√° dentro da l√≥gica capitalista privada. O que voc√™ n√£o pode esperar √© que esta seja a l√≥gica das institui√ß√Ķes p√ļblicas‚?Ě.

Segundo Lourdes, a desigualdade no acesso √† educa√ß√£o p√ļblica √© ‚??algo que incomoda‚?Ě, por√©m, ela defende a exist√™ncia de ‚??filtros‚?Ě em termos de acesso. Menciona, por exemplo, a falta de incentivo a estudantes e professores por meio de bolsas. Esta pr√°tica √© bastante utilizada em universidades nos EUA, de acordo com a professora, e permitem aos acad√™micos produzirem conhecimento e retorn√°-lo √† sociedade que financia a institui√ß√£o p√ļblica.

Para os seis professores co-autores do artigo ‚??Militariza√ß√£o e privatiza√ß√£o‚?Ě ‚?? Francisco Alambert, Francisco de Oliveira, Jorge Grespan, Lincoln Secco e Marcos Soares, da FFLCH, e Luiz Renato Martins, da ECA -, a USP ainda ‚??n√£o se p√īs a servi√ßo da sociedade como um todo‚?Ě, como, segundo eles, acontece na Argentina e no M√©xico. Para alcan√ßar uma universidade democr√°tica, acreditam que a solu√ß√£o deve ser alcan√ßada ‚??pelo sufr√°gio universal, pela abertura social, pela preserva√ß√£o da gratuidade e pelo incentivo a pesquisas em di√°logo real com as necessidades nacionais‚?Ě.

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