ISSN 2359-5191

21/12/2011 - Ano: 44 - Edição Nº: 120 - Sociedade - Centro Universitário Maria Antônia
Exposição coletiva questiona produção de arte atual

São Paulo (AUN - USP) - Alguns dos principais trabalhos de Carmela Gross, Jac Leirner, Jorge Macchi e Leda Catunda foram reunidos para participarem de Exigências do Presente, mostra coletiva em cartaz até 4 de março de 2012 no Centro Universitário Maria Antonia. A exposição aparece como sequência às atividades do simpósio Sobre Historicidade e Arte Contemporânea, organizado pelo Centro de Pesquisa em Arte Brasileira do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) em 2010.

Com curadoria do crítico de arte José Augusto Ribeiro, a mostra apresenta obras criadas entre as três últimas décadas de produção destes artistas ?? incluindo algumas inéditas em São Paulo e outras que não costumam ser exibidas publicamente. A principal intenção é a de analisar os aspectos que revelam a possibilidade de um diálogo entre os diferentes artistas. Assim, torna-se possível desenvolver uma análise sobre a atual produção da arte contemporânea.

De acordo com o curador, a ideia é colaborar para uma espécie de mensuração das exigências do presente ?? daí o nome da exposição. ??Acho que ela, da forma que foi estruturada, pode oferecer balizas para pensarmos sobre o que está sendo feito na produção de arte atual. Todos os trabalhos, que incluem pinturas, esculturas, vídeos e obras tridimensionais, são de alta voltagem intelectual, permitem que a gente questione quais são as questões do nosso tempo, da nossa arte e da nossa própria vida?, complementou Ribeiro.

Sobre os artistas
Carmela Gross, professora do curso de pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes da USP, desenvolve trabalhos em desenhos, objetos e instalações. Possui obras em coleções, como, por exemplo, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte de Brasília, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Fundação Padre Anchieta, Itaú Cultural, e Biblioteca Luis Angel Arango (em Bogotá).

Jac Leirner, formada em Artes Plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado, tem algumas de suas obras em espaços como o Museu de Arte Moderna de São Paulo, a Tate Modern (em Londres), o Guggenheim Museum e o MoMA (em Nova York).

Jorge Macchi produz, além de pintura, vídeo e instalação, trabalhos em fotografia. Já participou de exposições na Pinacoteca do Estado de São Paulo, Santander Cultural (em Porto Alegre), Museo de Arte Moderna (de Buenos Aires), Blanton Museum (em Austin), e Centro Galego de Arte Contemporánea (em Santiago de Compostela).

Leda Catunda, graduada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado, já esteve em três edições da Bienal de São Paulo e realizou mostras individuais em instituições como Museu Vale do Rio Doce (no Espírito Santo), Pulitzer Art Gallery (em Amsterdã), no Museum Ludwig (em Colônia), no MoMA (em Nova York) e na Haus der Kulturen der Welt (em Berlim).

Exposição Exigências do Presente
Período: 17/11/2011 a 04/03/2012
Local: Centro Universitário Maria Antonia, Rua Maria Antonia, 294, São Paulo, SP
Funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Ingressos: Gratuita

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br