ISSN 2359-5191

21/12/2011 - Ano: 44 - Edição Nº: 120 - Sociedade - Museu de Arte Contemporânea
MAC mostra acervo que pertenceu ao Banco Santos

São Paulo (AUN - USP) - A unidade da Cidade Universitária do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC - USP) realiza, até 15 de abril de 2012, a exposição Fotógrafos da Cena Contemporânea, que reúne 63 fotografias produzidas por diferentes artistas entre os anos de 1954 e 2003. Todas elas pertencem à coleção do extinto Banco Santos, que foi confiscada após denúncia de crimes contra o sistema financeiro e transferida, em 2005, para sete museus da cidade de São Paulo ?? incluindo o MAC.

A partir de um recorte temporal, a exposição busca mostrar ao público a existência de alguns temas recorrentes naquelas variadas obras, mesmo entre as que foram feitas em períodos distintos. Entre as temáticas predominantes estão a relação entre cultura e natureza, a materialidade do corpo e o registro de performances artísticas. Uma sala especial (não recomendada para menores de 18 anos) foi organizada, ainda como parte da mostra, dentro das dependências do Museu, com algumas imagens relacionadas ao tema da diversidade das práticas sexuais.

Além disso, a exposição propõe também o questionamento das transformações, claramente observadas ali, pelas quais passou o trabalho dos profissionais da fotografia no decorrer das últimas décadas. De acordo com a curadora da mostra, Helouise Costa, essas mudanças dizem respeito principalmente ao emprego do dispositivo fotográfico, que passou a ser feito em sentido mais amplo: a imagem começou a ser construída por meio de encenações e manipulações, alguns processos fotográficos até então extintos voltaram a ser utilizados, e novos recursos digitais começaram a ser experimentados, por exemplo.

Entre os artistas que possuem obras em exposição estão os brasileiros Antonio Guerreiro, Adriana Varejão, Daniel Klajmic, Mario Cravo Neto, Vik Muniz, e os estrangeiros Dave Muller, Bob Kolbrener, Jean-Luc Moulène, Koo Jeong-a e Misha Gordin.

Helouise Costa ressaltou ainda que a mostra pretende, por fim, fazer um apelo pela importância da permanência de acervos fotográficos, e não só de obras de artes plásticas, em instituições públicas ?? meio que, segundo ela, ainda é carente em coleções representativas de fotografia contemporânea.

??Esse conjunto de obras recebido pelo MAC oferece um importante panorama da história da fotografia da segunda metade do século 19 até o início deste século, contemplando fotógrafos pictorialistas, modernos e contemporâneos, nacionais e estrangeiros, que não se encontram representados em acervos de outras instituições brasileiras. Só que ela, como um todo, corre o risco de se dispersar para o pagamento de dívidas do Banco Santos. ? nesse contexto que apresentamos uma pequena amostragem do conjunto de obras sob a nossa guarda, visando alertar a sociedade para a importância da permanência desse patrimônio em instituições públicas?, disse.

Exposição Fotógrafos da Cena Contemporânea
Período: 19/11/2011 a 15/04/2012
Local: MAC USP Cidade Universitária, Rua Praça do Relógio, 160, São Paulo, SP
Funcionamento: Terça e quinta, das 10h às 20h; quarta, sexta, sábado e domingo, das 10h às 18h
Ingressos: Gratuita

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br