ISSN 2359-5191

17/01/2012 - Ano: 45 - Edição Nº: 02 - Sociedade - Instituto de Estudos Brasileiros
IEB premia monografia em História da Arte e Arquitetura

São Paulo (AUN - USP) - Durante o mês de fevereiro, o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP recebe inscrições para a terceira edição do Prêmio Marta Rossetti Batista de História da Arte e Arquitetura, que laureia monografias inéditas de História da Arte e Arquitetura que tenham como temas o Barroco e o Modernismo brasileiros. O vencedor será conhecido até o dia 1º de junho e receberá R$ 40 mil e um troféu, além de ter sua obra publicada em formato de e-book no site do Instituto.

Marta Rossetti Batista formou-se em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) em 1964. Dois anos depois foi contratada pelo IEB e lá desenvolveu estudos sobre o modernismo brasileiro, com foco maior sobre Anita Malfatti, tema de seu mestrado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do livro Anita Malfatti no tempo e no espaço, pelo qual ganhou o prêmio Jabuti de melhor biografia em 2007. Fez, também na ECA, doutorado sobre os artistas brasileiros na Escola de Paris. Faleceu em 2007.

Em sua homenagem, seu marido, Luiz Olavo Batista, e o IEB promoveram, em 2008, a primeira edição do prêmio bianual que leva seu nome. De acordo com o Instituto, os objetivos do prêmio são o incentivo à pesquisa sobre o modernismo e o barroco na arte e na arquitetura brasileiras, mas também divulgar a produção científica de Marta.

Nas edições anteriores, em 2008 e 2010, destacaram-se, respectivamente, as obras de Priscilla Rossinetti Rufinoni ?? Quimeras da modernidade na obra de Marcelo Grassmann (Volumes I e II) ??, e de Rodrigo Almeida Bastos ?? A maravilhosa fábrica de virtudes: o decoro na arquitetura religiosa de Vila Rica, Minas Gerais (1711-1822). A seleção do vendedor do prêmio é feita por um júri composto por três membros indicados pela família de Marta Rossetti Batista, com consulta prévia do IEB.

Como em 2012 completam-se 90 anos da Semana de Arte Moderna, a expectativa é de que o número de concorrentes aumente. Quem se interessar pode se inscrever no site do IEB entre os dias 6 de fevereiro e 6 de março. Os trabalhos devem ser inéditos, escritos a partir de 2007, com no mínimo 150 páginas e no máximo 250. Não há limite de trabalhos que podem ser enviados por autor. A divulgação do trabalho vencedor será feita no site do IEB até o dia 1º de junho.

Mais informações: (11) 3091-1149, email difusieb@usp.br, site www.ieb.usp.br/premio

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br