ISSN 2359-5191

23/01/2012 - Ano: 45 - Edição Nº: 03 - Sociedade - Museu de Arte Contemporânea
MAC apresenta três exposições até final de fevereiro

São Paulo (AUN - USP) - Quem está de férias neste início de ano e gosta de arte tem um prato cheio no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP. No local, três exposições acontecem ao mesmo tempo: Escultura Aventura - A Arte Que (Quase) Se Move, Redes Alternativas e Fotógrafos da Cena Contemporânea.

Fotógrafos da Cena Contemporânea
Das três, a que encerrará sua exibição mais tarde é Fotógrafos - fica até 15 de abril. Ela traz 63 fotos, tiradas entre 1954 e 2003, de importantes nomes nacionais e internacionais. O acervo pertence ao Banco Santos, liquidado em 2005, e está sob guarda provisória do MAC. Entre os artistas presentes na esposição está o brasileiro Claudio Edinger, que já trabalhou em diversas publicações como The New York Times, El País, Vanity Fair, Newsweek e Stern; além de ter ganho os prêmios Leica Medal of Excellence, The Ernst Hass Award e Pictures of the Year Award.

Edinger tornou-se conhecido pelo ensaio Madness (Loucura), feito no maior asilo dedicado a doentes mentais da América Latina, o Hospital Psiquiátrico do Juqueri, que fica em Franco da Rocha (SP). Na exposição, tem cinco fotos feitas entre 2001 e 2003 retratando o Rio de Janeiro, sua cidade.

Outro artista presente na coleção é o francês Pierre Molinier, que nasceu em 1900 e se suicidou em 1976. Conhecido pelo surrealismo, sua obra fotográfica (ele foi pintor também) é marcada por imagens sexuais, de temática gay. Em Fotógrafos, das seis fotografias, quatro são autorretratos.

Redes Alternativas
Nas décadas de 60 e 70, inúmeros países da América Latina e do Leste Europeu sofriam censura, imposta pelos regimes ditatoriais aos quais os países destas regiões estavam submetidos. A exposição Redes reúne fotografias feitas, muitas vezes de modo caseiro, por artistas destes países e que eram enviadas por carta ao MAC. A exposição fica até dia 26 de fevereiro.

Entre os destaques estão a obra This is Poem (isto é poesia, em tradução literal), do brasileiro Gastão de Magalhães. Trata-se de uma série de fotos em que o artista é fotografado com as letras da palavra poem (poesia) dentro da boca.

A série Morfologia da Nova Realidade, da polaca Anna Kutera, explora os significados que podem ser atribuídos às expressões com autorretratos. Em cada foto ela faz uma expressão diferente, acompanhadas de algumas anotações. Por último, há um texto fotocopiado com toda a sequência final da página.

Escultura Aventura - Arte Que (Quase) Se Move
Já para os pequenos há a exposição Escultura Aventura..., com dez esculturas que estimulam a imaginar, inventar, desenhar. Entre as obras expostas estão algumas já conhecidas do público que frequenta o Museu, como ??O Beijo?, de Waldemar Cordeiro, em que uma engenhoca simula o movimento de uma boca que manda um beijo. Mas há outras menos conhecidas e lúdicas, como Móbile Amarelo, Preto, Vermelho e Branco, de Alexander Calder, um móbile feito de metal com cores vibrantes. A exposição se encerra dia 26 de fevereiro.

Serviço
A unidade do Museu de Arte Contemporânea da Cidade Universitária fica na Rua da Praça do Relógio, 160, São Paulo. O horário é das 10 às 20 horas às terças e quintas-feiras, e das 10 às 18 horas às quartas, sextas, sábados e domingos - às segundas-feiras ele não abre. A entrada é gratuita.

Mais informações: (11) 3091-3039 ou pelo site www.mac.usp.br

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br