ISSN 2359-5191

23/10/2002 - Ano: 35 - Edição Nº: 22 - Sociedade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Acervo da Faculdade de Arquitetura da USP é exposto no Conjunto Nacional

São Paulo (AUN - USP) - A partir do dia 24 de outubro, quem passar pelo Conjunto Nacional, na Av. Paulista, terá a oportunidade de conhecer o trabalho de um dos mais importantes arquitetos do país no início do século XX. Victor Dubugras, nascido em 1861 na França, formou-se em arquitetura na Argentina e chegou a São Paulo em 1891, onde se tornou professor da Escola Politécnica. Aqui desenvolveu inúmeros projetos, cujas "formas e processos construtivos serviram de base para os primeiros estágios do Movimento Moderno no Brasil", segundo o Professor Nestor Goulart Reis Filho, curador da exposição e professor da FAU-USP, onde esses documentos estão arquivados.

A exposição se divide em duas partes. No térreo do Conjunto Nacional, serão expostas fotografias de construções projetadas pelo arquiteto. Já o Centro Cultural da Caixa contará com a exibição de cerca de 60 desenhos originais de projetos ?? alguns deles verdadeiras obras de arte tal é a riqueza dos detalhes. Além disso, haverá vitrines com álbuns pessoais de Dubugras.

Dentre os projetos originais, o destaque é o da Estação Ferroviária Mayrink, a primeira obra proto-modernista na América Latina, construída em 1991. Seu projeto, de 1906, previa o uso de concreto-armado e apresentava linhas simples bastante inovadoras. Também são destaques as casas projetadas pelo arquiteto que foram construídas na região da Av. Paulista onde hoje se encontra o Conjunto Nacional.

A biblioteca da Faculdade de Arquitetura da USP é responsável pelos projetos originais de Dubugras desde 1986, quando Elvin Dubugras, neto do famoso arquiteto, os doou à instituição. Para a especialista em conservação Lisely Carvalho, os materiais chegaram em excelente estado para documentos de quase 100 anos de idade. O motivo, segundo a biblioteca, é o cuidado com que obras foram guardadas pela família ao longo dos anos. Foram doados cerca de 150 desenhos originais, além de fotos de construções projetadas por Dubugras. Na ocasião, também foram emprestados os álbuns para serem fotografados. A diretora da biblioteca Eliana Marques explica que mesmo assim pretendem restaurar e digitalizar o material, só que depois de outros em pior estado de conservação passarem pelo processo. Ela cita Vilanova Artigas, Rino Levi e Ramos de Azevedo como exemplos de arquitetos que já começaram a ter seus materiais recuperados.

A exposição fica no Conjunto Nacional até o dia 24 de novembro, e a partir de 2003 deverá percorrer as principais faculdades de arquitetura do país.

Exposição Victor Dubugras
De 24 de outubro (abertura para convidados) a 24 de novembro de 2002
Local: Conjunto Nacional ?? Centro Cultural da Caixa Econômica Federal e hall Avenida Paulista, 1842 ?? Cerqueira César
De segunda a sábado, das 10h às 19h; domingos, das 10h às 20h.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br