ISSN 2359-5191

23/10/2002 - Ano: 35 - Edição Nº: 22 - Meio Ambiente - Instituto Oceanográfico
Cursos sobre diversidade de peixes visam reflexão sobre ecologia

São Paulo (AUN - USP) - O Instituto Oceanográfico (IO) oferece anualmente dois cursos de extensão abertos à comunidade ligados ao tema diversidade de peixes. O primeiro, chamado ??Biodiversidade de peixes e conservação de ambientes marinhos?, é ministrado no primeiro semestre. Devido à grande procura, foi criado outro curso para atender a demanda: ??Biodiversidade de peixes: processos ecológicos e biológicos?. Apenas quem participou do primeiro curso pode freqüenta-lo, já que este é considerado uma seqüência.

Ambos os cursos são compostos de dois módulos: um teórico, que ocorre no próprio IO e dura uma semana, e outro prático, com duração de três dias, que acontece em uma das bases do Instituto no litoral paulista (Cananéia ou Ubatuba). Após a viagem de campo, acontece mais uma aula no IO, para a conclusão e avaliação.

O curso do primeiro semestre ocorre entre os meses de abril e maio. Os temas abordados são: ecossistemas marinhos, biodiversidade de peixes marinhos, pesca e aqüicultura, impacto de ações humanas no meio ambiente, entre outros. Na parte prática, os alunos vão a campo para coleta de material para análise na própria base. Além disso, há algumas aulas teóricas.

O curso ministrado no segundo semestre, que acontece entre os meses de setembro e outubro, é uma continuação do primeiro. Os assuntos são um pouco mais complexos, e tratados com maior profundidade. São tratados temas como classificação de peixes, aspectos funcionais dos ecossistemas, concepção e elaboração de projetos ambientais, bioenergética, entre outros.

Segundo a professora Patrícia Cunningham, responsável pelos cursos, seu objetivo principal é fazer o aluno refletir sobre ecologia. Há, no entanto, outras conseqüências: os alunos que ainda estão cursando o ensino médio passam a se interessar pelo tema, e muitas vezes são atraídos para a graduação em biologia ou oceanografia; aqueles que já são graduandos se animam a fazer pós-graduação, estágio ou mesmo disciplinas optativas na área. Além disso, o material coletado pelos alunos em campo é muitas vezes utilizado em pesquisas desenvolvidas pelo Instituto.

As inscrições acontecem cerca de um mês antes da realização dos cursos, no próprio IO.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br